Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

"Man I Feel Like a Woman": A História por Trás do sucesso de Shania Twain

Após Conquistar a Música Country, a Cantora e Compositora Canadense Brilha no Crossover Internacional

Catharina Morais

09/03/2024

Placeholder - loading - "Man I Feel Like a Woman": A História por Trás do sucesso de Shania Twain.Divulgação
"Man I Feel Like a Woman": A História por Trás do sucesso de Shania Twain.Divulgação

Desde o início de sua carreira, Shania Twain sempre se destacou como uma artista autêntica no universo da música country. No final dos anos 90, a cantora já era reconhecida como uma estrela – principalmente por conta de seu segundo álbum, "The Woman In Me", lançado em 1995. Este, vendeu quatro milhões de cópias até o final daquele ano, liderando as paradas de música country nos EUA, Reino Unido e Canadá. Embora seu sucesso nos Estados Unidos estivesse garantido, Twain tinha ambições maiores - almejava o triunfo internacional e um momento marcante no cenário musical global.

O single "Man! I Feel Like a Woman!" - do seu terceiro álbum, "Come On Over" - foi fundamental para realizar esse objetivo. A música foi inicialmente composta em 1994, quando Twain, ainda trabalhando em "The Woman In Me", ouviu Robert John "Mutt" Lange tocando um novo riff no estúdio. Inspirada imediatamente, ela começou a cantarolar uma versão inicial da letra, mas não foi incluída no álbum. Mais tarde, durante as sessões de gravação de "Come On Over", eles revisitaram a música, tornando-a a última faixa gravada para o álbum.

Ao escrever a letra, Twain se inspirou em suas experiências passadas, quando trabalhou ao lado de artistas drag, e em suas vivências em festas em clubes LGBT+ em Toronto. "Meu fascínio por essa introdução inicial aos homens que se transformam em mulheres bonitas provavelmente semeou a semente da inspiração", escreveu ela em seu livro de memórias, "From This Moment On".

Após o lançamento, o single estourou! E, assim, Twain alcançou o sucesso que sempre almejou. Parou no Top 10 em seis países ao redor do mundo e chegou à posição 23 na Billboard Hot 100 em 1999, dois anos após seu lançamento original. Em 2000, ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina. Décadas depois, continua sendo um dos maiores sucessos da estrela em todo o mundo. Além dessa faixa, "Come On Over" também ganhou vida própria, e como um todo, o álbum permaneceu como um dos mais vendido de uma artista solo feminina até hoje.

‘Come On Over’.Divulgação
Toque para aumentar

"Man! I Feel Like a Woman!" tornou-se sinônimo de hinos de empoderamento feminino, graças às letras de Twain que detalham nuances da feminilidade. De acordo com a música, isso inclui libertar-se do romance para dançar com as amigas, pintar o cabelo e "a prerrogativa de se divertir um pouco". "Toda a expressão [no título] é uma celebração de ser mulher nos dias de hoje", Twain compartilhou em uma entrevista à Billboard em 1997. "É muito divertido ser mulher".

Veja também:

LAURA PAUSINI ENCANTA SÃO PAULO COM PERFORMANCE ELETRIZANTE

PARALELOS ENTRE AS GRANDES DIVAS DA MÚSICA

Descontos especiais para distribuidores

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.