Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Manifestantes anti-imigrantes atacam polícia na Irlanda do Norte

Manifestantes anti-imigrantes atacam polícia na Irlanda do Norte

Reuters

12/06/2025

Placeholder - loading - Oficial da polícia de choque tenta apagar incêndio durante a quarta noite de tumultos, em Portadown, na Irlanda do Norte 12/06/2025 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Oficial da polícia de choque tenta apagar incêndio durante a quarta noite de tumultos, em Portadown, na Irlanda do Norte 12/06/2025 REUTERS/Clodagh Kilcoyne

PORTADOWN, IRLANDA DO NORTE (Reuters) - Manifestantes atacaram a polícia nesta quinta-feira com coquetéis molotov, pedras e fogos de artifício na cidade de Portadown, na Irlanda do Norte, disse uma testemunha da Reuters, enquanto a quarta noite de violência anti-imigrante se deslocava para uma parte diferente da província controlada pelo Reino Unido.

A violência eclodiu pela primeira vez na segunda-feira, depois que dois adolescentes de 14 anos foram presos e levados ao tribunal, acusados de agressão sexual grave contra uma adolescente na cidade. As acusações foram lidas por um intérprete romeno para os adolescentes, cujo advogado disse ao tribunal que eles negavam a acusação, informou a BBC.

Um dos vários protestos anti-imigração desta quinta-feira foi realizado em Portadown, a 50 quilômetros da capital, Belfast. Uma grande operação policial, com policiais em equipamento antimotim e vans blindadas, fechou diversas estradas antecipadamente.

Entulhos estavam espalhados pelas ruas e lixeiras foram incendiadas.

Outros protestos ocorreram sem grandes incidentes, incluindo em Ballymena, o principal foco das duas primeiras noites de violência mais intensa, informou a mídia local.

Paul Frew, membro da assembleia regional de Ballymena, disse que, embora algumas pessoas tenham se reunido nas ruas novamente em meio a uma grande presença policial, o local estava muito mais silencioso e as fortes chuvas ajudaram a manter as pessoas afastadas.

'Espero que já tenhamos superado o pior', disse Frew, membro do Partido Unionista Democrático, à BBC.

(Reportagem de Clodagh Kilcoyne e Ben Makori em Portadown, Amanda Ferguson em Belfast; Texto de Padraic Halpin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.