Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Medvedev diz que Europa está tentando aumentar conflito na Ucrânia após vitória de Trump

Medvedev diz que Europa está tentando aumentar conflito na Ucrânia após vitória de Trump

Reuters

12/11/2024

Placeholder - loading - Dmitry Medvedev em Moscou  23/2/2024   Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS
Dmitry Medvedev em Moscou 23/2/2024 Sputnik/Yekaterina Shtukina/Pool via REUTERS

MOSCOU (Reuters) - O ex-presidente russo Dmitry Medvedev acusou os líderes europeus nesta terça-feira de tentar escalar perigosamente o conflito na Ucrânia após a vitória eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Medvedev, um oficial sênior de segurança, escreveu no Telegram que os políticos europeus estavam tentando 'empurrar o conflito com a Rússia para uma fase irreversível' enquanto podiam e fez um alerta contra a permissão de Kiev de usar mísseis ocidentais de longo alcance para disparar contra alvos dentro da Rússia.

Medvedev rejeitou o que ele chamou de 'ultimatos' emitidos pelo líder da oposição alemã e possível próximo chanceler Friedrich Merz sobre o uso de tais armas pela Ucrânia como 'de natureza eleitoral'.

'Está claro que esses mísseis não são capazes de mudar nada significativamente no curso das operações militares', disse ele.

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reafirmaram seu apoio a Kiev durante conversas em Paris na segunda-feira, enquanto o ministro das Relações Exteriores da França pediu aos aliados da Ucrânia que não prevejam como Trump lidará com o conflito.

'De modo geral, é surpreendente até que ponto a atual geração de políticos europeus quer arrastar a guerra para seu território', afirmou Medvedev.

Medvedev disse anteriormente que a vitória de Trump provavelmente seria uma má notícia para a Ucrânia. Trump, um republicano, criticou repetidamente a escala da ajuda ocidental a Kiev e prometeu encerrar o conflito rapidamente, sem explicar como.

O Kremlin descartou na segunda-feira os relatos de que Trump havia conversado com o presidente russo Vladimir Putin nos últimos dias como 'pura ficção'.

(Reportagem da Reuters)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.