Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mesa da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf

Mesa da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf

Thomson Reuters

22/08/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mesa da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf"

BRASÍLIA (Reuters) - A Mesa Diretora da Câmara declarou nesta quarta-feira a perda do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP), obedecendo decisão do Superior Tribunal Federal (STF), informou o corregedor da Casa, Evandro Gussi (PV-SP).

Ainda que de maneira constrangida --deputados e a defesa de Maluf consideravam que a perda do mandato deveria ser discutida em plenário, e não pela Mesa-- a decisão tomada nesta quarta-feira foi unânime, relatou o corregedor.

'A Mesa da Câmara dos Deputados se viu diante de um dilema salomônico. Por um lado, uma ofensa à separação dos Poderes e à autonomia do Parlamento em um caso que deveria ser levado ao plenário', disse Gussi a jornalistas após a decisão.

'Temos uma decisão do Supremo que recomenda e determina a declaração da perda do mandato pela Mesa. Por outro lado o descumprimento de uma decisão judicial também é uma ofensa à democracia, também é uma ofensa ao Estado de Direito.'

Maluf, que cumpre prisão domiciliar, foi condenado pelo STF a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, e também à perda do mandato parlamentar pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele teria recebido recursos no exterior provenientes de propina por obras superfaturadas quando foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996, como as da então Avenida Água Espraiada.

Para o corregedor há um 'constrangimento institucional' com a decisão, uma vez que a Constituição 'é clara, evidente' ao determinar que o tema seja definido pelo plenário da Casa.

Em nota, a defesa de Maluf, que também foi governador de São Paulo, argumentou que a Mesa não poderia cassar o mandato do parlamentar, porque essa é uma tarefa 'exclusiva' do plenário.

Para a defesa, representada pelos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marcelo Turbay, o Legislativo 'sai hoje menor desse episódio', e encontra-se 'acuado' por ter muitos de seus integrantes sob investigação.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.