Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Microsoft oferece aumentar segurança cibernética de governos europeus gratuitamente

Microsoft oferece aumentar segurança cibernética de governos europeus gratuitamente

Reuters

04/06/2025

Placeholder - loading - Um logotipo da Microsoft visto nos escritórios da empresa em Issy-les-Moulineaux, perto de Paris, França, em 21 de março de 2025. REUTERS/Gonzalo Fuentes
Um logotipo da Microsoft visto nos escritórios da empresa em Issy-les-Moulineaux, perto de Paris, França, em 21 de março de 2025. REUTERS/Gonzalo Fuentes

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - A Microsoft está oferecendo gratuitamente aos governos europeus um programa de segurança cibernética, lançado nesta quarta-feira, para reforçar suas defesas contra ameaças cibernéticas, incluindo aquelas aprimoradas pela inteligência artificial, informou a empresa.

Após um aumento nos ataques cibernéticos na Europa, muitos deles ligados a agentes vinculados a países como China, Irã, Coreia do Norte e Rússia, o programa visa aumentar o compartilhamento de inteligência sobre ameaças baseadas em IA e ajudar a prevenir e interromper ataques.

'Se pudermos trazer mais para a Europa do que desenvolvemos nos Estados Unidos, isso fortalecerá a proteção da segurança cibernética para mais instituições europeias', disse o presidente da Microsoft, Brad Smith, em uma entrevista à Reuters.

Cada vez mais os invasores empregam IA generativa para ampliar a escala e o impacto de suas operações, que vão desde a interrupção de infraestruturas importantes até a disseminação de desinformação.

Embora a IA tenha sido transformada em arma por agentes mal-intencionados, Smith disse que a tecnologia também oferece ferramentas defensivas.

'Nosso objetivo precisa ser manter a IA avançando como uma ferramenta defensiva mais rapidamente do que como uma arma ofensiva', disse ele.

A Microsoft rastreia qualquer uso malicioso dos modelos de IA que libera e impede que criminosos cibernéticos conhecidos usem seus produtos de IA.

Exemplos de deepfakes orientados por IA incluem uma representação do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy cedendo às exigências russas em 2022 e uma gravação de áudio falsa em 2023 que influenciou a eleição eslovaca.

(Reportagem de Supantha Mukherjee, em Estocolmo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.