Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Milhares de pessoas protestam contra as políticas de imigração de Trump

Milhares de pessoas protestam contra as políticas de imigração de Trump

Reuters

20/01/2026

Placeholder - loading - Manifestantes protestam contra o ICE em Minneapolis 20/01/2026 REUTERS/Seth Herald
Manifestantes protestam contra o ICE em Minneapolis 20/01/2026 REUTERS/Seth Herald

Atualizada em  20/01/2026

Por Andrew Hay

20 Jan (Reuters) - Milhares de ⁠trabalhadores e estudantes dos EUA participaram de manifestações por cidades e campi universitários nesta terça-feira em oposição às políticas de imigração do presidente Donald Trump.

No primeiro aniversário do segundo mandato de Trump, protestos surgiram em todo o país contra sua agressiva repressão à imigração, que causou indignação depois que agentes federais arrastaram uma cidadã norte-americana de seu carro e mataram a tiros a ​ativista Renee Good em Minneapolis nas ⁠últimas ⁠semanas.

Centenas de manifestantes se reuniram em Washington e em cidades menores como Asheville, Carolina do Norte, onde os manifestantes marcharam pelo centro da cidade gritando 'Sem ICE, sem KKK, sem EUA fascista', de acordo com vídeos online. ‌ICE é a sigla em inglês para o Serviço de ​Imigração e Alfândega dos EUA.

O governo ‌Trump diz que ​tem ​um mandato dos eleitores para deportar milhões de imigrantes que estão no país ilegalmente. Pesquisas recentes mostram que a maioria dos norte-americanos ​desaprova o uso da força pelos agentes do ICE e de outras agências federais.

Estudantes universitários se manifestaram em Cleveland, Ohio, entoando 'Sem ódio, sem medo, os refugiados são bem-vindos aqui', enquanto estudantes do ensino médio em Santa Fé, Novo México, deixaram a aula para participar de um comício 'Parem o terror do ICE' na capital do Estado, de acordo com os organizadores do protesto e funcionários da escola.

As ações foram organizadas por grupos de esquerda como Indivisível e 50501, bem como por ⁠sindicatos e organizações de base que se opõem aos campos de ‌detenção de imigrantes, como um ⁠em El Paso, Texas, onde três detentos morreram nas últimas seis semanas, de acordo com as autoridades federais.

Manifestações estavam ‍programadas para o oeste, em cidades como São Francisco e Seattle, onde estavam planejados ​protestos ‌à tarde e à noite.

(Reportagem de Andrew Hay, no Novo México)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.