Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro amplia perda com preocupações persistentes sobre demanda da China

Minério de ferro amplia perda com preocupações persistentes sobre demanda da China

Reuters

27/01/2026

Placeholder - loading - Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu
Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu

PEQUIM, 27 Jan (Reuters) - Os preços futuros ⁠do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta terça-feira pelo segundo dia consecutivo, pressionados por preocupações persistentes sobre a demanda pelo principal ingrediente de fabricação de aço na China, maior mercado consumidor de minério.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 0,51%, a 788 iuanes (US$113,26) a ​tonelada.

O minério de ferro de referência ⁠de janeiro ⁠na Bolsa de Cingapura subiu 0,26%, a US$103,8 a tonelada.

Mais usinas siderúrgicas iniciaram a manutenção de equipamentos no período que antecede o feriado do Ano Novo Lunar em fevereiro, diminuindo o apetite por matérias-primas, incluindo o minério ‌de ferro, disseram analistas da corretora Zhengxin Futures em ​nota.

As siderúrgicas da China normalmente realizam ‌a manutenção dos ​fornos durante ​o inverno, quando a demanda enfraquece na região norte porque a baixa temperatura prejudica a atividade de construção ao ar livre.

Além disso, ​a expectativa de exportações fracas de aço este ano minou o interesse de compra por minério de ferro em meio a previsões de um excesso de oferta, disseram analistas da corretora First Futures em nota.

As exportações de aço da China atingiram recorde no ano passado, mas a crescente reação protecionista contra o aço barato chinês, juntamente com a introdução de um regime de licenças por Pequim, nublou as perspectivas de demanda fora da China este ano, disseram os analistas.

O persistente aumento nos ⁠estoques portuários também pressionou os preços do minério de ferro, de ‌acordo com Guiqiu Zhuo, analista ⁠da corretora Jinrui Futures.

'Mas a expectativa de que poderia haver outra onda de reabastecimento de matéria-prima com a aproximação do ‍feriado do Ano Novo Lunar, enquanto as usinas ainda poderiam ganhar algum dinheiro, limitou ​a ‌margem de queda', disse ele.

(Reportagem de Amy Lv e Lewis Jackson)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.