Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro amplia queda enquanto mais siderúrgicas passam por manutenção

Minério de ferro amplia queda enquanto mais siderúrgicas passam por manutenção

Reuters

03/02/2026

Placeholder - loading - FILE PHOTO: Mining vehicles operate at the blocks three and four of the Simandou mine, one of the largest high-grade iron ore deposits, run by Rio Tinto and partners' joint venture, SimFer, in the Nze
FILE PHOTO: Mining vehicles operate at the blocks three and four of the Simandou mine, one of the largest high-grade iron ore deposits, run by Rio Tinto and partners' joint venture, SimFer, in the Nze

Por Ruth Chai

Cingapura, 3 Fev (Reuters) - Os futuros ⁠do minério de ferro caíram nesta terça-feira, ampliando as perdas do fechamento das commodities na sessão anterior, diante de uma demanda fraca por aço que pesa sobre o mercado antes do Ano Novo Lunar Chinês no final deste mês.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de Dalian recuou 1,14%, a 777,5 iuanes (US$112,06) por tonelada.

O contrato de referência de minério de ferro para março na bolsa de Cingapura caía 0,84%, a US$102 por ​tonelada, às 04h05 (horário de Brasília).

Os preços despencaram ⁠na segunda-feira, ⁠devido a uma queda generalizada das commodities, liderada pelo ouro e pela prata.

O volume de transações de minério de ferro nos principais portos chineses também caiu na segunda-feira, de acordo com dados da consultoria Mysteel.

Mais siderúrgicas anunciaram planos de manutenção antes do feriado de ‌nove dias do Ano Novo Lunar Chinês, que começa em 16 de ​fevereiro. Elas retomarão a produção no final ‌de fevereiro ou início ​de ​março, moderando a demanda por matéria-prima à medida que a produção de metal quente diminui, de acordo com outra nota da Mysteel.

Os embarques globais de minério de ​ferro aumentaram de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, com os embarques dos gigantes da mineração Austrália e Brasil aumentando em 1,267 milhão de toneladas durante esse período.

Os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses aumentaram 1,16% em relação à semana anterior, de acordo com dados da consultoria Steelhome divulgados em 30 de janeiro.

Uma combinação de restrições à produção de aço em meio a regulamentações ambientais e fraca demanda doméstica deve pressionar os preços nos próximos meses, disse um relatório da BMI, uma unidade da Fitch Solutions, publicado na segunda-feira.

No entanto, uma economia global ainda resiliente deve ⁠continuar a apoiar as exportações chinesas de aço, mantendo um piso para os ‌preços, disse o relatório.

Outros ingredientes siderúrgicos ⁠na bolsa de Dalian perderam terreno, com o carvão coqueificável e o coque caindo 0,17%.

Os índices de referência do aço na Bolsa de Futuros ‍de Xangai apresentaram queda geral. O vergalhão caiu 0,51%, o rolo laminado a quente perdeu 0,34% e ​o ‌fio-máquina caiu 1,77%. Enquanto isso, o aço inoxidável subiu 0,09%.

(Reportagem de Ruth Chai)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.