Minério de ferro apresenta ganhos semanais em meio à redução dos estoques
Minério de ferro apresenta ganhos semanais em meio à redução dos estoques
Reuters
29/08/2025
Por Amy Lv e Lewis Jackson
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro foram negociados em uma faixa estreita nesta sexta-feira, mas apresentam ganho semanal, apoiados pela demanda constante do principal consumidor, a China, e pela queda dos estoques.
O contrato janeiro na bolsa chinesa de Dalian encerrou as negociações diurnas em alta de 0,77%, a 787,5 iuanes (US$110,10) a tonelada métrica, com um ganho semanal de 2,3%.
A demanda pela principal matéria-prima para fabricação de aço permaneceu firme apesar das restrições de produção em Tangshan, o principal centro de produção de aço da China, para garantir uma melhor qualidade do ar para o desfile militar em 3 de setembro, em comemoração ao fim da Segunda Guerra Mundial.
A produção média diária de aço, um indicador-chave da demanda de minério de ferro, caiu 0,3% em relação à semana anterior, para 2,4 milhões de toneladas, em 28 de agosto, mas permaneceu 8,7% acima do mesmo período do ano passado, de acordo com dados da consultoria Mysteel.
No entanto, dois analistas advertiram que a produção provavelmente cairá mais acentuadamente na próxima semana, à medida que o impacto da última rodada de controles de produção for se consolidando, potencialmente pressionando os preços para baixo.
Uma queda nos estoques portuários, que caíram 0,4% em relação à semana anterior, de acordo com os dados da Mysteel, também deu suporte aos preços do minério.
Reuters