Minério de ferro cai com redução na produção de aço e alta de estoques na China
Minério de ferro cai com redução na produção de aço e alta de estoques na China
Reuters
03/11/2025
Por Lucas Liew
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, pressionados pelo declínio da produção de aço na China, pelo aumento dos estoques nos portos e por preocupações com o enfraquecimento da demanda downstream.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China recuou 1,82%, para 782,5 iuanes (US$109,86) a tonelada.
O minério de ferro de referência de dezembro na Bolsa de Cingapura registrava perdas de 1,59%, a US$104,45 a tonelada.
A produção dos produtores chineses de aço de alto-forno diminuiu pela quinta semana consecutiva, de 24 a 30 de outubro, com a taxa média de utilização da capacidade caindo 1,3 ponto percentual, para 88,6%, de acordo com a consultoria Mysteel.
A produção diária de metal quente, um indicador da demanda de minério de ferro, caiu 1,5% em relação à semana anterior, para 2,36 milhões de toneladas, segundo dados da Mysteel.
A expectativa é de que a oferta no exterior se recupere ainda mais em novembro, com provável aumento dos embarques e chegadas, disse a corretora chinesa Everbright Futures.
Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China subiram 1,53% em relação à semana anterior, para cerca de 135,6 milhões de toneladas, em 31 de outubro, de acordo com dados da SteelHome.
(Reportagem de Lucas Liew)
Reuters

