Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Minério de ferro oscila em meio a alta de estoques e expectativa de recuperação da demanda

Minério de ferro oscila em meio a alta de estoques e expectativa de recuperação da demanda

Reuters

30/01/2026

Placeholder - loading - Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu
Trabalhadores são vistos no topo de uma pilha de minério de ferro enquanto uma máquina trabalha na mistura do minério, no Porto de Dalian, província de Liaoning, China 21/09/2018 REUTERS/Muyu Xu

Por Ruth Chai

CINGAPURA, 30 Jan (Reuters) - Os ⁠contratos futuros de minério de ferro operaram sem rumo definido na Bolsa de Dalian nesta sexta-feira, conforme traders ponderavam o aumento dos estoques portuários de minério de ferro em meio ao fim do período de reposição antes do Ano Novo Lunar e a expectativa de recuperação iminente da demanda pela matéria-prima.

O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na Bolsa de Mercadorias ​de Dalian (DCE) da China encerrou o ⁠pregão do ⁠dia com alta de 0,06%, a 791,5 iuanes (US$113,91) por tonelada.

O contrato ganhou 0,18% nesta semana, revertendo a queda da semana anterior.

O contrato de referência de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura fechou com perda ‌de 1,03%, a US$103,7 por tonelada, e caiu 1,08% ​nesta semana.

Os estoques de minério de ‌ferro nos portos ​da China ​continuaram a acumular, mas os volumes de transações têm sido lentos, de acordo com uma nota do Shanghai Metals Market (SMM).

A recente alta ​das commodities e metais preciosos deu suporte aos preços dos metais ferrosos, afirma a corretora chinesa Everbright Futures.

Com 12 dias de negociação restantes até o Ano Novo Lunar Chinês, a janela de reposição de estoques de minério de ferro estaria chegando ao fim, proporcionando um potencial de alta limitado, disse o analista-chefe de aço da Shanghai Steel Union, Wang Jianhua, em nota.

Quarenta e quatro fornos elétricos a arco (EAF) independentes serão desligados de 1 a 8 de fevereiro para manutenção, de acordo com ⁠uma pesquisa da Mysteel.

Atualmente, os EAF respondem por cerca de 10% ‌da produção de aço da ⁠China, enquanto os altos-fornos respondem pelos outros 90%, de acordo com a Mysteel.

No entanto, a expectativa é de que a ‍produção dos altos-fornos aumente à medida que mais siderúrgicas retomam a produção na próxima ​semana ‌após manutenções planejadas, sustentando a demanda por matéria-prima.

(Reportagem de Ruth Chai)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.