Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Moraes nega pedido de Bolsonaro por liberação de passaporte; defesa recorre

Moraes nega pedido de Bolsonaro por liberação de passaporte; defesa recorre

Reuters

16/01/2025

Placeholder - loading - Ex-presidente Jair Bolsonaro em São Paulo 25/03/2024 REUTERS/Amanda Perobelli
Ex-presidente Jair Bolsonaro em São Paulo 25/03/2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Atualizada em  16/01/2025

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro de restituição do passaporte apreendido para que ele pudesse comparecer à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima segunda-feira, mostrou decisão vista pela Reuters.

Na decisão de 16 páginas, Moraes disse que manter o passaporte retido é recomendável porque Bolsonaro chegou a cogitar, em entrevista, a possibilidade de fugir do país e pedir asilo político. Ele destacou ainda o fato de Bolsonaro ter incentivado pessoas condenadas pelo Supremo pelos atos do 8 de janeiro a deixarem o país, especialmente para a Argentina.

'Permanecem, portanto, presentes os requisitos de 'necessidade e adequação' para manutenção das medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do STF, uma vez que, as circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado demonstram a adequação da medida à gravidade dos crimes imputados e sua necessidade para aplicação da lei penal e efetividade da instrução criminal', disse o magistrado.

Antes da decisão, Moraes havia recebido parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, pela não liberação do passaporte.

Procurada pela Reuters, a defesa de Bolsonaro não respondeu de imediato a pedido de comentário.

Em entrevista a um canal no Youtube no início da tarde, o ex-presidente disse que sua equipe de advogados pediu para não entrar em particularidades do processo para não atrapalhar um recurso.

'Tem muita coisa que está por vir e eles não querem que uma declaração minha tire o foco principal desse episódio', disse Bolsonaro, acrescentando que a sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, deve embarcar no sábado para representá-lo na posse de Trump.

No início da noite, a defesa de Bolsonaro entrou com um pedido para que, com urgência, Moraes reconsiderasse a decisão de barrar sua ida à posse de Trump ou que envie o recurso para julgamento do colegiado competente -- no caso, o pedido poderia ser apreciado pela Primeira Turma do STF.

Os advogados do ex-presidente, entre outras alegações, dizem que ele têm sim cumprido e respeitado integralmente as medidas cautelas impostas a ele. Rechaçaram também a possibilidade de fuga, conforme citado por Moraes a partir de uma entrevista que Bolsonaro deu.

O ex-presidente, que teve o passaporte apreendido pelo STF em fevereiro de 2024, foi indiciado em dezembro por tentativa de golpe de Estado. A expectativa é que o ex-presidente venha a ser em breve denunciado pela PGR por esse caso.

Bolsonaro também enfrenta outras investigações no Supremo.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.