Movimento nos aeroportos brasileiros cresce 10% no 1º semestre
Terminais receberam 61,8 milhões de passageiros
Redação, com informações da Agência Brasil
23/07/2025
No primeiro semestre deste ano, os aeroportos brasileiros receberam 61,8 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. A movimentação cresceu 10% em relação ao mesmo período de 2024.
De janeiro a junho deste ano, foram 13,8 milhões de turistas em voos internacionais, alta de 15,3%. Em voos nacionais, o crescimento foi de 8,6%, com mais de 40 milhões de pessoas.
“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história”, afirmou, em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Demanda
De acordo com levantamento do ministério, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre os 10 aeroportos do Brasil com maior movimentação, o avanço mais expressivo foi observado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, que registrou 8,2 milhões de viajantes, 26% acima do número do ano passado.
Com 6,2 milhões de passageiros transportados, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, também teve destaque no semestre, com alta de quase 15%. No maior terminal do país, o de Guarulhos, em São Paulo, houve um aumento de 8% no período, com quase 22 milhões de viajantes.
Embora tenha perdido uma posição no ranking, o Aeroporto de Brasília apresentou crescimento de 7,6%, com movimentação superior a 7,5 milhões de pessoas, melhor resultado desde 2019.
Redação, com informações da Agência Brasil