Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Mudanças climáticas e poluição ameaçam recursos da Europa, alerta UE

Mudanças climáticas e poluição ameaçam recursos da Europa, alerta UE

Reuters

29/09/2025

Placeholder - loading - Milharal impactado pela seca em Les-Rues-des-Vignes, na França 26/06/2023 REUTERS/Pascal Rossignol
Milharal impactado pela seca em Les-Rues-des-Vignes, na França 26/06/2023 REUTERS/Pascal Rossignol

AMSTERDÃ (Reuters) - As mudanças climáticas e a degradação ambiental representam uma ameaça direta aos recursos naturais de que a Europa precisa para sua segurança econômica, afirmou a agência ambiental da União Europeia nesta segunda-feira.

A Agência Europeia do Meio Ambiente afirmou que a biodiversidade na Europa está em declínio devido à produção e ao consumo insustentáveis, especialmente no sistema alimentar.

Devido à superexploração dos recursos naturais, poluição e espécies exóticas invasoras, mais de 80% dos habitats protegidos estão em estado ruim ou péssimo, disse a agência, enquanto os recursos hídricos também estão sob forte pressão.

'A degradação do nosso mundo natural põe em risco o modo de vida europeu', afirmou a agência em seu relatório intitulado 'O meio ambiente da Europa 2025'.

'A Europa é extremamente dependente dos recursos naturais para a segurança econômica, para a qual as mudanças climáticas e a degradação ambiental representam uma ameaça direta.'

A Europa é o continente que está aquecendo mais rapidamente no mundo e está sofrendo com o agravamento de secas e outros eventos climáticos extremos.

Mas os governos estão lutando com outras prioridades, incluindo a competitividade industrial, e as negociações sobre as metas climáticas da UE alimentaram as divisões entre os países mais ricos e os mais pobres.

Na semana passada, os países da UE confirmaram que o bloco não cumprirá o prazo global para estabelecer novas metas de redução de emissões devido a divisões sobre os planos entre os governos da UE.

'A janela para uma ação significativa está se estreitando, e as consequências do atraso estão se tornando mais tangíveis', disse a diretora executiva da agência, Leena Yla-Mononen.

'Estamos nos aproximando de pontos de inflexão -- não apenas nos ecossistemas, mas também nos sistemas sociais e econômicos que sustentam nossas sociedades.'

(Reportagem de Bart Meijer)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS ES

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.