Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Músicas inéditas de Marvin Gaye são encontradas na Bélgica

O cantor, que faria 85 anos hoje, tem 66 canções gravadas e desconhecidas pelo público

Maria Augusta Messias

02/04/2024

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Já se passaram 40 anos desde a morte de Marvin Gaye (1º de abril de 1984) e, recentemente, foi descoberta uma coleção de fitas cassete de músicas inéditas do artista - escondidas por mais de 40 anos. O acervo conta com 66 canções demo e foi encontrado na cidade de Ostende, na Bélgica, segundo reportagem feita pela BBC.

As fitas foram encontradas após a morte de Charles Dumoulin, músico que abrigou Gaye em sua casa em 1981. À época, o cantor de “Sexual Healing” lutava para combater o seu vício em cocaína, e mudou-se para a Bélgica sob acolhimento do amigo.

Segundo o sócio comercial da família Dumoulin, em entrevista ao The Guardian, Marvin deu a eles as fitas e disse: 'Façam o que quiserem com isso' e nunca mais voltou. Isso é importante". “Podemos abrir uma cápsula do tempo aqui e compartilhar a música de Marvin com o mundo. Está muito claro. Ele está muito presente", continuou.

Após o falecimento de Charles, sua família herdou as fitas e tomou conhecimento da existência de um esconderijo com lembranças de Gaye. Desde então, como relata o The Guardian, um debate se formou sobre os direitos da família de Dumoulin sobre as gravações. A lei da Bélgica determina que, após 30 anos, qualquer material passa a ser propriedade de quem o detém, independentemente da forma como foi adquirido.

Porém, a propriedade intelectual impede que a família Dumoulin publique as gravações (apesar de poder ser considerada dona delas), cujo direito pertence aos herdeiros de Marvin.

Esse fato gerou uma curiosidade imensa a todos que reconhecem a rica musicalidade do artista. Seu álbum “What’s Going On (1971)” é considerado o melhor álbum de todos os tempos pela Revista Rolling Stones e pensar que as canções foram gravadas pouco antes de Marvin Gaye escrever seu sucesso 'Sexual Healing' (1982) gera empolgação coletiva.

O legado de Marvin Gaye na música Soul e R&B, que lhe rendeu o título de Príncipe do Soul, permanece e permeia na atualidade de forma latente. Até hoje, sua música tem 20 milhões de reproduções mensais no Spotify.

Veja também:

IHEARTRADIO MUSIC AWARDS: TAYLOR SWIFT É ELEITA ARTISTA DO ANO PELA QUARTA VEZ

BEYONCÉ GANHA PRÊMIO DE INOVADORA NO IHEARTRADIO AWARDS





Descontos especiais para distribuidores



Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.