Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nacionalista polonês Nawrocki ganha Presidência em revés para governo pró-UE

Nacionalista polonês Nawrocki ganha Presidência em revés para governo pró-UE

Reuters

02/06/2025

Placeholder - loading - Karol Nawrocki em Varsóvia  1/6/2025   REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Karol Nawrocki em Varsóvia 1/6/2025 REUTERS/Aleksandra Szmigiel

Por Barbara Erling e Anna Magdalena Lubowicka

VARSÓVIA (Reuters) - O candidato nacionalista da oposição Karol Nawrocki venceu por margem estreita as eleições presidenciais da Polônia, segundo os resultados divulgados na segunda-feira, desferindo um golpe duro nos esforços do governo centrista para consolidar a orientação pró-europeia de Varsóvia.

Em uma vitória dos conservadores europeus inspirados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Nawrocki obteve 50,89% dos votos, de acordo com dados da comissão eleitoral, um resultado que pressagia um maior impasse político, já que ele provavelmente usará seu veto presidencial para frustrar a agenda política liberal do primeiro-ministro Donald Tusk.

O governo de Tusk está tentando reverter as reformas judiciais feitas pelo governo nacionalista anterior, do partido Lei e Justiça (PiS), mas o atual presidente Andrzej Duda, aliado do PiS, tem bloqueado seus esforços -- um padrão que Nawrocki provavelmente continuará.

O rival de Nawrocki, Rafal Trzaskowski, prefeito liberal de Varsóvia que estava concorrendo pela Coalizão Cívica (KO), partido governista de Tusk, obteve 49,11%, segundo os dados. Ambos os candidatos declararam vitória imediatamente após a publicação de uma pesquisa de boca de urna no final do domingo, que mostrou que o resultado seria muito próximo.

'Lamento não ter conseguido convencer a maioria dos cidadãos da minha visão da Polônia', disse Trzaskowski no X. 'Parabenizo Karol Nawrocki por vencer a eleição presidencial.'

Nawrocki, historiador conservador e boxeador amador que foi apoiado pelo PiS, apresentou a votação como um referendo sobre o governo de 18 meses de Tusk.

'O referendo sobre a demissão do governo de Tusk foi vencido', escreveu o parlamentar do PiS Jacek Sasin no X.

O índice de ações da Polônia caía mais de 2% no início das negociações de segunda-feira, conforme os investidores previam mais paralisia política. A moeda zloty também caiu em relação ao euro.

Espera-se que Nawrocki, assim como seu antecessor Duda, bloqueie qualquer tentativa do governo de Tusk de liberalizar o aborto ou reformar o Judiciário. A UE levou o governo anterior do PiS ao tribunal por causa de suas reformas judiciais, dizendo que elas afetavam o Estado de Direito e os padrões democráticos.

'Estava tudo no fio da navalha', disse Patryk Marek, de 32 anos, especialista em TI. 'Com certeza, os sentimentos estão misturados neste momento. Mas o fato de essa margem ter sido pequena nos mostra como estamos divididos quase pela metade como eleitores.'

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.