Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Não é patriota quem destrói patrimônio público, diz presidente do TCU ao tomar posse

Não é patriota quem destrói patrimônio público, diz presidente do TCU ao tomar posse

Reuters

14/12/2022

Placeholder - loading - 12/12/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
12/12/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Eduardo Simões

(Reuters) - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, criticou de forma velada em seu discurso de posse nesta quarta-feira os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que protagonizaram episódios de violência em Brasília na segunda-feira, ao afirmar que não são patriotas aqueles que destroem o patrimônio público e privado.

Em cerimônia com as presenças do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Dantas também fez uma defesa da transparência na administração pública.

'Não é patriota quem prega violência, quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar o sangue de seus patrícios', discursou o novo presidente da corte de contas, antes de ser aplaudido.

'Não é patriota quem drena a energia, a alegria e a paz de seu povo', acrescentou.

Na segunda-feira, dia em que Lula e Alckmin foram diplomados pelo TSE, manifestantes bolsonaristas tentaram invadir a sede da Polícia Federal, em Brasília, depredaram e incendiaram carros e ônibus e vandalizaram um posto de combustível, após o STF determinar a prisão de um indígena apoiador do presidente acusado de envolvimento em atos antidemocráticos.

Sentado ao lado de Lira na cerimônia, Dantas disse que a democracia não admite fatos secretos, em um momento em que o STF julga contestações à constitucionalidade do chamado orçamento secreto, que Lira prefere chamar de 'orçamento municipalista' e defende com entusiasmo. O presidente do TCU é aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), adversário político de Lira em Alagoas.

'A transparência dos atos governamentais é exigência da democracia, que rejeita biombos, véus e escaninhos secretos na administração pública', disse Dantas, em um comentário que também pode ser visto como uma crítica a decretos de sigilo de 100 anos sobre atos do governo feitos na gestão Bolsonaro.

Dantas também elogiou Moraes pelo discurso que fez na cerimônia de diplomação de Lula e Alckmin, no qual o presidente do TSE afirmou que aquela solenidade atesta a vitória da democracia e que os que promoveram discursos de ódio serão responsabilizados.

(Reportagem de Eduardo Simões, em São Paulo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.