Nasa adia para março missão tripulada à Lua
Lançamento da Artemis II estava previsto para este mês
Redação
03/02/2026
A Nasa adiou para março o lançamento da missão Artemis II, que estava previsto para este mês. A agência concluiu na madrugada desta terça-feira (3) um ensaio para o voo de teste, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos.
As baixas temperaturas causaram um atraso no início das operações de abastecimento. Durante o processo, os engenheiros identificaram um vazamento de hidrogênio líquido. Por fim, foi possível encher os tanques do foguete.
Uma válvula associada à pressurização da escotilha do módulo da tripulação da Orion, que havia sido substituída recentemente, precisou ser reapertada. Os canais de comunicação de áudio entre as equipes terrestres também registraram instabilidade.
“As equipes analisarão minuciosamente os dados dos testes, solucionarão cada problema e retornarão aos testes antes de definir uma data oficial de lançamento”, diz o comunicado da Nasa.
Tripulação
Os quatro astronautas escolhidos para a missão já foram anunciados. O grupo inclui a engenheira Christina Hammock Koch, que será a primeira mulher a participar de uma missão ao redor da Lua organizada pela Nasa, e o piloto Victor Glover, que se tornará o primeiro homem negro a alcançar o feito.
Com a mudança na janela de lançamento, eles foram liberados da quarentena que cumpriam desde o dia 21 de janeiro em Houston. A tripulação entrará em isolamento novamente cerca de duas semanas antes da próxima data prevista.
A agência voltará a levar humanos à Lua pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, há mais de 50 anos. A Artemis II planeja um voo de 10 dias ao redor do satélite, sem pouso.
Redação


