Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nasa adia pouso de astronautas na Lua para 2026 em meio a “desafios” das naves espaciais

Nasa adia pouso de astronautas na Lua para 2026 em meio a “desafios” das naves espaciais

Reuters

09/01/2024

Placeholder - loading - O astronauta da Nasa Joseph M. Acaba fala em um evento da Nasa durante o qual a tripulação da missão espacial Artemis 2 de ida e volta à Lua é anunciada em Houston, Texas 03/04/2023   U.S., April 3, 2
O astronauta da Nasa Joseph M. Acaba fala em um evento da Nasa durante o qual a tripulação da missão espacial Artemis 2 de ida e volta à Lua é anunciada em Houston, Texas 03/04/2023 U.S., April 3, 2

Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) - A Nasa anunciou nesta terça-feira mais atrasos ao seu programa lunar Artemis, marcando para 2026 o seu primeiro pouso de astronautas na Lua após meio século, conforme naves especiais da Space X de Elon Musk, a Lockheed Martin e outros encaram desafios de desenvolvimento.

As duas primeiras missões Artemis da agência espacial dos EUA envolvendo astronautas foram adiadas em quase um ano, em atrasos com o objetivo de “dar às equipes do Artemis mais tempo para superar os desafios”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, a repórteres em uma entrevista coletiva.

O Artemis 3, primeiro pouso tripulado na Lua do programa usando a Starship da SpaceX, agora está marcado para setembro de 2026, disse a Nasa. Antes, era esperado para o fim de 2025.

O precursor dessa missão lunar, o Artemis 2, também foi adiado e agora está planejado para setembro de 2025, segundo a Nasa. O Artemis 2 terá quatro astronautas voando na cápsula Orion, construída pela Lockheed, em torno da Lua. A Reuters publicou na segunda-feira que os atrasos da missão lunar eram iminentes.

O novo cronograma “reconhece os verdadeiros desafios de desenvolvimento pelos quais nossos parceiros da indústria passam”, disse Amit Kshatriya, chefe da estratégia de exploração da Lua e de Marte da Nasa.

A jornada dos astronautas da Nasa à Lua será um revezamento entre várias espaçonaves no espaço, inicialmente lançando-se da Terra a bordo do Orion e depois transferindo-se no espaço para o sistema Starship da SpaceX para ir e voltar da superfície lunar.

Problemas e investigações do escudo de calor da Orion, a concha que protege astronautas do calor da reentrada à atmosfera da Terra, e das baterias e sistema elétrico estão entre os motivos do adiamento, disse Kshatriya.

(Reportagem de Joey Roulette)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.