Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nasa descobre planeta semelhante à Terra

HD 137919 b tem 50% de chance de ser habitável

Redação

30/01/2026

Placeholder - loading - Nasa descobre planeta semelhante à Terra - Foto: NASA/JPL-Caltech/Keith Miller (Caltech/IPAC)
Nasa descobre planeta semelhante à Terra - Foto: NASA/JPL-Caltech/Keith Miller (Caltech/IPAC)

A Nasa, agência espacial americana, anunciou nesta semana a descoberta do planeta HD 137010 b, que pode ser "notavelmente semelhante à Terra”.

A partir da análise dos dados coletados pelo Telescópio Espacial Kepler, desativado em 2018, os cientistas identificaram um planeta rochoso ligeiramente maior que a Terra, orbitando uma estrela semelhante ao Sol a cerca de 146 anos-luz de distância.

O período orbital do planeta — listado como um “candidato” aguardando confirmação adicional — provavelmente será semelhante ao da Terra, em torno de um ano. O planeta HD 137010 b também pode estar localizado na borda externa da “zona habitável” de sua estrela, a distância orbital que permitiria a formação de água líquida na superfície sob uma atmosfera adequada.

Há, no entanto, uma ressalva: a quantidade de calor e luz que um planeta assim receberia de sua estrela é menos de um terço da que a Terra recebe do Sol. Embora seja semelhante ao nosso Sol, a estrela é mais fria e menos brilhante. Isso poderia significar uma temperatura na superfície do planeta de no máximo -90 graus Fahrenheit (-68 graus Celsius). A temperatura média da superfície de Marte é de cerca de -85 graus Fahrenheit (-65 graus Celsius).

Apesar da possibilidade de um clima gélido, HD 137010 b também pode se revelar um mundo de clima temperado ou até mesmo um planeta aquático, afirmam os autores do artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters: “Ele só precisaria de uma atmosfera mais rica em dióxido de carbono do que a nossa”.

A equipe científica, com base na modelagem das possíveis atmosferas do planeta, atribui 40% de chance de estar dentro da zona habitável "conservadora" ao redor da estrela e 51% de chance de estar dentro da zona habitável "otimista", mais ampla. Por outro lado, os autores do estudo afirmam que o planeta tem cerca de 50% de chance de estar completamente fora da zona habitável.

Redação

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.