Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Nasa treinará astronauta indiano para viagem à Estação Espacial Internacional

Nasa treinará astronauta indiano para viagem à Estação Espacial Internacional

Reuters

29/11/2023

Placeholder - loading - Logos da Nasa e do ISRO, em imagem ilustrativa 01/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic
Logos da Nasa e do ISRO, em imagem ilustrativa 01/05/2023 REUTERS/Dado Ruvic

Por Nivedita Bhattacharjee

BENGALURU (Reuters) - A Nasa treinará um astronauta indiano para uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) já no ano que vem, disse o diretor da Nasa, Bill Nelson, nesta quarta-feira, com o aprofundamento dos laços espaciais entre a Índia e os Estados Unidos.

“Há uma oportunidade de compartilhar ciência”, disse Nelson, falando em um evento em Bengaluru, onde deverá inspecionar o satélite Nisar na quinta-feira.

O Nasa-ISRO SAR (Nisar) é um sistema observatório de órbita baixa da Terra desenvolvido em conjunto pela Nasa e pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, na sigla em inglês). Aproximadamente do tamanho de um SUV, o satélite está previsto para ser lançado da Índia no primeiro trimestre do próximo ano, com previsão inicial para janeiro.

O Nisar mapeará todo o planeta uma vez a cada 12 dias, fornecendo dados para a compreensão das mudanças nos ecossistemas, massa de gelo, biomassa vegetal, aumento do nível do mar, águas subterrâneas e riscos naturais, incluindo terremotos, tsunamis, vulcões e deslizamentos de terra.

A Índia pretende aumentar em cinco vezes a sua participação no mercado global de lançamento de satélites na próxima década e concordou em aderir aos Acordos Artemis, da Nasa, em junho deste ano.

Os acordos têm o objetivo de esclarecer e modernizar os princípios do Tratado do Espaço Sideral de 1967, amplamente ratificado, apelando à transparência científica e estabelecendo regras de coordenação para evitar interferências prejudiciais no espaço e na Lua.

A Índia venceu em agosto uma corrida para alcançar o polo sul da Lua contra a Rússia, depois que o módulo de pouso Luna-25, da Rússia, sofreu um acidente enquanto estava em órbita.

(Reportagem de Nivedita Bhattacharjee, em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.