Netanyahu diz que mudança ou queda do regime iraniano não é objetivo, mas pode ser resultado
Netanyahu diz que mudança ou queda do regime iraniano não é objetivo, mas pode ser resultado
Reuters
19/06/2025
Atualizada em 19/06/2025
(Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira que a mudança ou a queda da liderança do Irã não é um objetivo dos ataques de Israel, mas poderia ser um resultado.
'A questão da mudança do regime ou da queda desse regime é, antes de tudo, uma questão para o povo iraniano. Não há substituto para isso', disse o primeiro-ministro à emissora pública israelense Kan.
'E é por isso que eu não apresentei isso como um objetivo. Poderia ser um resultado, mas não é um objetivo declarado ou formal que temos', acrescentou.
Ele disse que Israel tem o poder de remover todas as instalações nucleares do Irã, quer o presidente dos EUA, Donald Trump, decida participar ou não.
Netanyahu falou antes de a Casa Branca dizer que Trump decidirá nas próximas duas semanas se participará.
Analistas militares acreditam que Israel pode precisar da ajuda de bombas militares dos EUA para destruir a usina de enriquecimento de combustível de Fordow, a joia da coroa do programa nuclear do Irã, que fica nas profundezas de uma montanha perto da cidade de Qom.
Perguntado se Fordow poderia ser abordada com ou sem os norte-americanos, Netanyahu disse: 'Temos o poder de remover todos os nossos alvos, todas as suas instalações nucleares, mas a decisão do presidente de participar ou não é dele.
'Ele fará o que for bom para os Estados Unidos e eu farei o que for bom para o Estado de Israel e devo dizer que até este momento todos estão fazendo sua parte', disse Netanyahu.
Na quarta-feira, Trump disse que somente os Estados Unidos tinham a capacidade de destruir ou desmantelar Fordow. 'Mas isso não significa que eu vá fazer isso -- de forma alguma', disse Trump.
(Reportagem de Howard Goller)
Reuters