Nova York planeja construir nova usina nuclear no estado, diz governadora
Nova York planeja construir nova usina nuclear no estado, diz governadora
Reuters
23/06/2025
Por Laila Kearney e Pooja Menon
NOVA IORQUE (Reuters) - Nova York planeja construir uma usina nuclear avançada, com capacidade de produzir pelo menos 1 gigawatt de energia, o que seria um dos primeiros novos reatores dos EUA em uma geração, disse nesta segunda-feira a governadora do estado, Kathy Hochul.
A energia nuclear dos EUA está passando por um renascimento após décadas de estagnação, impulsionada pela demanda recorde de eletricidade proveniente da proliferação de data centers, que consomem muita energia, e da eletrificação de indústrias como as de transporte e manufatura.
'Precisamos de eletricidade confiável o dia todo', disse Hochul em uma coletiva de imprensa. 'Aproveitar a energia do átomo é a melhor maneira de gerar eletricidade estável e com zero emissões.'
Nova York planeja financiar parcialmente a usina nuclear e comprar eletricidade dela. O custo estimado da construção do projeto não foi divulgado.
O estado está procurando parceiros para o projeto, que será construído no norte do estado, ao norte da cidade de Nova York, embora o local exato e o cronograma da construção ainda não estejam claros.
Hochul disse que orientou a autoridade energética do estado a prosseguir com os planos de localização e, eventualmente, construção da usina nuclear.
A governadora lançou um Plano Diretor para o Desenvolvimento Nuclear Avançado Responsável em janeiro, para avaliar o interesse do mercado no desenvolvimento de tecnologias avançadas de energia nuclear, em meio à crescente demanda por eletricidade.
No final de maio, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou decretos instruindo a comissão reguladora nuclear independente do país a reduzir as regulamentações e acelerar novas licenças para reatores e usinas de energia.
(Reportagem de Laila Kearney e Pooja Menon)
Reuters