Novo estudo revela que a obesidade pode ser contagiosa
Pesquisadores descobriram que os maus hábitos que levam ao excesso de peso podem ser transmitidos entre pessoas próximas.
Letícia Furlan
19/03/2019
Segundo um estudo publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine, pessoas que têm amigos e familiares próximos acima do peso podem desenvolver a obesidade mais facilmente. Isso porque os indivíduos se influenciam pelos hábitos danosos que desencadearam o excesso de peso.
“Na obesidade, o contágio social significa que, se mais pessoas ao seu redor são obesas, isso pode aumentar a probabilidade de você se tornar obeso”, explicou Ashlesha Datar, principal autora do estudo.
Para a equipe, isso acontece porque as pessoas tendem a adotar comportamentos inconscientemente. Desta forma, a convivência com indivíduos obesos que se alimentam mal e não se exercitam pode levá-las a adotarem essa mesma conduta.
Os vizinhos e a comunidade em que se vive, inclusive, também podem exercer influência semelhante. Os pesquisadores destacam que para cada aumento de ponto percentual na taxa de obesidade local (da vizinhança, por exemplo), a probabilidade de uma pessoa se tornar obesa ou ter sobrepeso cresce em até 6%. Isso independentemente da idade.
Ainda segundo o estudo, a obesidade pode ter três possíveis causas principais: a primeira é que indivíduos com interesses e origens parecidas tendem a se localizar em áreas com características semelhantes. A segunda, que os indivíduos são influenciados pelo ambiente compartilhado. A terceira explicação é que a obesidade é transmitida através da influência social – hipótese que parece ter sido comprovada pela nova pesquisa da equipe.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!