Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Núcleo da inflação do Japão atinge pico em mais de dois anos

Núcleo da inflação do Japão atinge pico em mais de dois anos

Reuters

23/05/2025

Placeholder - loading - Mercado em Tóquio 24/03/2023. REUTERS/Androniki Christodoulou/File Photo
Mercado em Tóquio 24/03/2023. REUTERS/Androniki Christodoulou/File Photo

Por Leika Kihara

TÓQUIO (Reuters) - O núcleo da inflação do Japão acelerou em abril em seu ritmo anual mais rápido em mais de dois anos devido a aumentos constantes nos custos de alimentos, mostraram dados nesta sexta-feira, aumentando as chances de outro aumento da taxa de juros até o final do ano.

Os dados ressaltam a dificuldade do Banco do Japão em equilibrar as pressões sobre os preços da inflação persistente de alimentos em meio a obstáculos ao crescimento causados pelas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui alimentos frescos mas inclui os preços do petróleo, aumentou 3,5% em abril em relação ao ano anterior, superando as previsões do mercado de uma alta de 3,4% e acelerando em relação ao aumento de 3,2% em março.

Foi também o ritmo de crescimento anual mais intenso para o índice desde o aumento de 4,2% em janeiro de 2023, mantendo-se acima da meta de 2% do banco central por mais de três anos.

Uma pesquisa da Reuters, realizada de 7 a 13 de maio, mostrou que a maioria dos economistas espera que o banco central mantenha os juros até setembro, com uma pequena maioria prevendo alta até o final do ano.

O resultado da inflação de abril foi impulsionado principalmente por um aumento de 7,0% nos preços dos alimentos, um sinal de que muitas empresas aumentaram os preços no início do novo ano fiscal do Japão, em abril.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.