Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

O 'Rei' e a Rainha: Enfeitiçada por Pelé, Elizabeth II fez dele um cavaleiro

O 'Rei' e a Rainha: Enfeitiçada por Pelé, Elizabeth II fez dele um cavaleiro

Reuters

31/12/2022

Placeholder - loading - FOTO DO ARQUIVO: Pelé comemora gol. Imagem via Reuters
FOTO DO ARQUIVO: Pelé comemora gol. Imagem via Reuters

Atualizada em  31/12/2022

Por Gabriel Araujo

SÃO PAULO (Reuters) - Em 2022, o Reino Unido perdeu sua rainha e o Brasil seu 'rei' do futebol --duas figuras gigantes do século 20 que se cruzaram pelo menos duas vezes ao longo dos anos.

O ex-companheiro de Pelé, Gerson, relembrou uma dessas vezes em entrevista à Reuters nesta semana. O ano era 1968, e Elizabeth foi a convidada de honra de uma partida de futebol no monumental estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante uma visita oficial ao Brasil. Após o jogo, ela presenteou Pelé com um troféu.

'Eu estava lá', disse Gerson, que venceu a Copa do Mundo de 1970 com o Brasil e também jogou contra o time de Pelé na partida de 1968. 'Foi um momento marcante, a presença da rainha, o que não era comum no futebol --e aqui no Brasil foi só uma vez, exatamente neste jogo'.

Gerson apareceu em fotos ao lado de Pelé, da rainha e de seu marido, o príncipe Philip, e disse que tinha uma foto do momento emoldurada e exposta em sua casa.

Conhecido como 'O Rei', Pelé morreu na quinta-feira aos 82 anos após uma batalha contra o câncer de cólon, menos de quatro meses depois que a monarca mais antiga do Reino Unido faleceu aos 96 anos.

Pelé, que marcou um gol no amistoso que reuniu os melhores jogadores do Estado de São Paulo e os melhores jogadores do Rio de Janeiro, relembrou o jogo quando a rainha morreu em 8 de setembro.

Ele disse no Twitter que admirou Elizabeth desde a primeira vez que a viu pessoalmente, quando 'ela veio ao Brasil para testemunhar nosso amor pelo futebol e experimentou a magia de um Maracanã lotado'.

Anos depois, em 1997, a rainha homenageou Pelé com o título de cavaleiro honorário do Império Britânico. Ele relembrou o momento em uma postagem no Instagram em 2017, quando agradeceu 'todo o povo britânico pelo carinho'.

Após a notícia de sua morte na quinta-feira, o estádio de Wembley, em Londres, foi iluminado com as cores amarela e verde do Brasil com uma placa com seu nome. O príncipe e a princesa de Gales compartilharam uma foto da homenagem nas redes sociais.

(Reportagem de Gabriel Araujo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.