Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Oficial iraniano diz que número de mortes verificadas em protestos no Irã é de ao menos 5.000

Oficial iraniano diz que número de mortes verificadas em protestos no Irã é de ao menos 5.000

Reuters

18/01/2026

Placeholder - loading - Carros queimam em meio a protestos nas ruas de Teerã 08/01/2026  Stringer/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Carros queimam em meio a protestos nas ruas de Teerã 08/01/2026 Stringer/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

18 Jan (Reuters) - Uma autoridade iraniana ⁠disse neste domingo que as autoridades verificaram que pelo menos 5.000 pessoas foram mortas em protestos no Irã, incluindo cerca de 500 agentes de segurança, culpando 'terroristas e desordeiros armados' pela morte de 'iranianos inocentes'.

A autoridade, que não quis ser identificada devido à sensibilidade ​do assunto, também disse ⁠à ⁠Reuters que alguns dos confrontos mais intensos e o maior número de mortes ocorreram nas áreas curdas no noroeste do Irã, uma região onde ‌os separatistas têm sido ativos.

'Não se espera ​que o número final ‌de mortos ​aumente ​muito', disse a autoridade, acrescentando que 'Israel e grupos armados no exterior' apoiaram e equiparam os ​que saíram às ruas.

As autoridades iranianas regularmente culpam inimigos estrangeiros pelos distúrbios, incluindo Israel, um arqui-inimigo da República Islâmica que lançou ataques militares contra o Irã em junho.

O grupo de direitos humanos HRANA, sediado nos EUA, disse no sábado que o número de mortos chegou a 3.308, com outros 4.382 casos em análise. ⁠O grupo disse ter confirmado mais de ‌24.000 prisões.

O grupo de ⁠direitos curdos iranianos Hengaw, com sede na Noruega, disse que alguns dos ‍confrontos mais pesados durante os protestos que eclodiram no final ​de ‌dezembro ocorreram em áreas curdas no noroeste.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.