Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021

OMS espera ter 500 milhões de doses de vacina por esquema Covax no 1º tri de 2021

Reuters

04/12/2020

Placeholder - loading - Cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan  03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS
Cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan 03/07/2020 Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS

GENEBRA (Reuters) - A Organização Mundial da Saúde espera ter meio bilhão de doses de vacinas contra Covid-19 disponíveis para distribuição pela iniciativa global Covax no primeiro trimestre de 2021, afirmou sua cientista-chefe nesta sexta-feira.

Até o momento, 189 países aderiram ao programa Covax, que é apoiado pela OMS e visa garantir a distribuição equitativa das vacinas. Os Estados Unidos não estão entre eles, tendo fechado acordos bilaterais.

O plano inicial da Covax é vacinar 20% das populações de maior risco, incluindo profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos.

'A meta é obter pelo menos 2 bilhões de doses até o final de 2021, o que será suficiente para vacinar 20% das populações dos países que fazem parte da Covax”, disse a cientista-chefe Soumya Swaminathan em entrevista coletiva em Genebra.

Isso seria suficiente para 'pôr fim à fase aguda da pandemia', reduzindo a mortalidade e o impacto nos sistemas de saúde, segundo ela.

“Nossa meta, nossa esperança é que no primeiro trimestre de 2021 tenhamos cerca de meio bilhão de doses disponíveis para serem distribuídas entre os países, de forma justa”, disse Swaminathan.

'Assim, os países podem começar a esperar doses no final do primeiro trimestre de 2021. Alguns países podem começar mais cedo, é provável, possível, que possamos ter algum aprendizado entrando mais cedo em alguns países', declarou ela, sem entrar em detalhes.

A Covax é co-liderada pela aliança de vacinas Gavi, a OMS e a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi).

(Reportagem de Stephanie Nebehay em Genebra e Michael Shields em Zurique)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.