Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Onda de calor recorde alimenta incêndios florestais e deixa milhares sem energia na Austrália

Onda de calor recorde alimenta incêndios florestais e deixa milhares sem energia na Austrália

Reuters

28/01/2026

Placeholder - loading - Pessoas se refrescam sob névoa de água durante calor intenso em Sydney, Austrália 27 de janeiro de 2026 REUTERS/Flavio Brancaleone
Pessoas se refrescam sob névoa de água durante calor intenso em Sydney, Austrália 27 de janeiro de 2026 REUTERS/Flavio Brancaleone

Por Christine Chen

SYDNEY, 28 Jan (Reuters) - Uma onda de ⁠calor recorde assolou o sudeste da Austrália pelo quinto dia consecutivo nesta quarta-feira, alimentando incêndios florestais e sobrecarregando a rede elétrica, deixando milhares de propriedades sem eletricidade.

A onda de calor é a pior registrada em Victoria, segundo Estado mais populoso da Austrália, desde os incêndios florestais do Sábado Negro de 2009, que mataram 173 pessoas, e não deve arrefecer até o fim de semana, segundo autoridades.

'Estamos agora no quinto dia da onda de calor severa a intensa aqui em Victoria e estamos começando a ver alguns desses impactos', disse ​o comissário de Gerenciamento de Emergências de Victoria, ⁠Tim Wiebusch.

'Ainda ⁠está em vigor um alerta de calor extremo, e esperamos ver oito dias consecutivos de onda de calor de intensidade severa a extrema.'

David Crock, meteorologista do Bureau de Meteorologia da Austrália, disse que o calor é causado pela mudança climática e referiu-se às temperaturas como 'muito incomuns'.

'A gravidade dessa onda de calor ‌é comparável à onda de calor de janeiro de 2009 e também à onda ​de calor de janeiro de 1939', disse Crock.

'Dados ‌mostram um aumento de ​longo prazo ​na frequência e intensidade das ondas de calor, especialmente desde o ano 2000, devido à mudança climática.'

Segundo Crock, uma série de recordes de temperatura foram quebrados em Victoria na terça-feira.

'Cerca ​de 20 estações, a maioria no oeste de Victoria, registraram quebra de recordes históricos ou recordes para janeiro', disse ele.

As cidades da região de Mallee atingiram a máxima de 48,9° C, temperatura mais quente já registrada no Estado.

As condições em Victoria aliviaram um pouco na quarta-feira, enquanto a região oeste superior do Estado de New South Wales e o sudoeste do Estado de Queensland registraram temperaturas acima de 48°C no final da tarde.

Cerca de 11.000 propriedades estavam sem energia em Victoria, em comparação com 105.000 no dia anterior. Os bombeiros combatiam seis grandes incêndios, sendo que três estavam fora de controle.

Um incêndio em Carlisle River, na região de Otways, queimou mais de 11.000 hectares e destruiu pelo ⁠menos 16 edifícios.

'Esse incêndio em Carlisle River ainda está longe de terminar', disse Chris Hardman, chefe ‌dos bombeiros da Forest Fire Management ⁠Victoria.

'Estamos no início do verão. Veremos o aquecimento do ambiente e os ventos voltarem bem antes de o incêndio ser totalmente contido.'

Muitas comunidades do Estado ainda estão se ‍recuperando de grandes incêndios florestais no início do mês, também provocados por uma forte onda de calor. Mais de ​400 ‌casas e 400.000 hectares de terra foram perdidos até o momento.

(Reportagem de Christine Chen em Sydney)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.