Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ONS aceita 7 GW em pedidos de conexão de data centers à rede elétrica

ONS aceita 7 GW em pedidos de conexão de data centers à rede elétrica

Reuters

04/02/2026

Placeholder - loading - Linhas de transmissão próximas a usina termelétrica. REUTERS/Pavel Mikheyev
Linhas de transmissão próximas a usina termelétrica. REUTERS/Pavel Mikheyev

Por Leticia Fucuchima

SÃO PAULO, 4 Fev (Reuters) - Projetos de ⁠data centers que somam cerca de 7 gigawatts (GW) de capacidade tiveram pedidos de conexão à rede elétrica nacional formalizados ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após o governo ter editado um decreto alterando a sistemática para que grandes consumidores e geradores acessem a transmissão de energia.

Na lista de aprovações, divulgada pelo órgão nesta semana, constam empreendimentos de provedoras de infraestrutura do setor, como a Odata, cuja dona Aligned Data Centers foi comprada pela BlackRock e um grupo apoiado por Nvidia, e ​a Ascenty, controlada por Brookfield e Digital ⁠Realty.

Também aparecem ⁠projetos de data centers em nome de companhias elétricas, como Axia, Serena, e Atlas Brasil, da gestora global GIP.

A conexão à rede elétrica é um elemento-chave para viabilizar a construção de novos data centers, que são grandes consumidores de energia. O espaço para receber esses empreendimentos no ‌sistema elétrico nacional é uma das vantagens do Brasil em relação a ​outros mercados que buscam expandir rapidamente os ‌investimentos em data centers -- ​nos EUA, ​por exemplo, a questão se tornou um gargalo.

Ao todo, 38 projetos de data centers tiveram suas solicitações de acesso aceitas pelo ONS, somando cerca de 7,04 GW. ​A maioria está concentrada no Sudeste, especialmente no Estado de São Paulo, com 20 empreendimentos totalizando 3,9 GW.

Esses pedidos se referem a projetos que já tramitavam no Ministério de Minas e Energia antes de o governo editar, em dezembro do ano passado, decreto criando uma nova política para que grandes consumidores e geradores de energia possam se conectar à rede de transmissão nacional.

Conforme o decreto, os projetos que já haviam sido encaminhados ao governo poderiam continuar o processo sob a regra anterior, desde que apresentassem garantia financeira.

Já empreendimentos futuros que precisem se conectar à rede elétrica, tanto de grandes cargas como de geração, precisarão concorrer pelos ⁠acessos em uma espécie de 'leilão', que ocorrerá em temporadas periódicas abertas pelo ONS.

Além dos ‌data centers, o ONS também aprovou ⁠a emissão de pareces de acesso para cinco solicitações relativas a projetos de hidrogênio verde, empreendimentos industriais ou de mineração, no total de 258,6 MW.

O ‍ONS destacou que os projetos aprovados ainda serão avaliados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) quanto à necessidade de ​elaboração, ‌revisão ou de dispensa de apresentação do Estudo de Mínimo Custo Global (EMCG).

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.