Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ONU alerta que janela para encontrar sobreviventes do terremoto em Mianmar está se fechando

ONU alerta que janela para encontrar sobreviventes do terremoto em Mianmar está se fechando

Reuters

01/04/2025

Placeholder - loading - Pessoas buscam ajuda em Sagaing, Mianmar 31/3/2025     REUTERS/Stringer
Pessoas buscam ajuda em Sagaing, Mianmar 31/3/2025 REUTERS/Stringer

(Reuters) - Grupos de ajuda humanitária em Mianmar descreveram nesta terça-feira cenas de devastação e desespero após um terremoto que matou mais de 2.700 pessoas, enfatizando a necessidade urgente de alimentos, água e abrigo e alertando que a janela para encontrar sobreviventes está se fechando rapidamente.

O governante militar de Mianmar, Min Aung Hlaing, disse que o número de mortos do terremoto de magnitude 7,7 de sexta-feira deve ultrapassar 3.000, tendo chegado a 2.719 na manhã desta terça-feira, com 4.521 pessoas feridas e 441 desaparecidas.

'Entre os desaparecidos, presume-se que a maioria esteja morta. Há uma pequena chance de que eles permaneçam vivos', disse, em discurso.

O terremoto, que ocorreu na hora do almoço de sexta-feira, foi o mais forte a atingir o país do sudeste asiático em mais de um século, derrubando pagodes antigos e edifícios modernos.

O terremoto causou danos significativos na segunda cidade de Mianmar, Mandalay, e em Naypyitaw, capital que a junta anterior construiu especificamente para ser uma fortaleza inexpugnável.

O terremoto foi o último de uma sucessão de golpes sofridos pelo país empobrecido de 53 milhões de habitantes após um golpe em 2021 que levou os militares de volta ao poder e devastou a economia após uma década de desenvolvimento e tentativa de democracia.

Os militares de Mianmar foram acusados de atrocidades generalizadas contra civis na intenção de manter o poder e reprimir uma rebelião multifacetada que se desenrolou após o golpe, e uma guerra civil já havia deslocado mais de 3 milhões de pessoas muito antes do terremoto.

O governo rejeita as acusações classificando-as como desinformação e disse que está protegendo o país contra terroristas.

O número de mortos subiu para 21 na vizinha Tailândia nesta terça-feira, onde o terremoto causou danos a centenas de edifícios. Equipes de resgate continuaram a procurar vidas nos escombros de um arranha-céu em construção que desabou na capital Bangcoc, mas reconheceram que o tempo estava contra eles.

Em Mianmar, as agências da ONU disseram que os hospitais estavam sobrecarregados e os esforços de resgate foram prejudicados pelos danos à infraestrutura e pela guerra civil. Os rebeldes acusaram os militares de realizar ataques aéreos mesmo após o terremoto e, nesta terça-feira, uma importante aliança rebelde declarou um cessar-fogo unilateral para ajudar nos esforços de socorro.

(Reportagem da Redação de Bangcoc)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.