Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ONU nomeia o ex-diplomata britânico Tom Fletcher para liderar esforços de ajuda

ONU nomeia o ex-diplomata britânico Tom Fletcher para liderar esforços de ajuda

Reuters

09/10/2024

Placeholder - loading - Palestinos passam por casa atingida em ataque israelense no campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza 08/10/2024 REUTERS/Ramadan Abed
Palestinos passam por casa atingida em ataque israelense no campo de refugiados de Bureij, no centro da Faixa de Gaza 08/10/2024 REUTERS/Ramadan Abed

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou nesta quarta-feira o ex-diplomata britânico Tom Fletcher como o novo chefe de assistência do órgão mundial em meio ao agravamento das crises humanitárias na Faixa de Gaza, no Sudão e em outros lugares, causadas em grande parte por conflitos.

Fletcher substitui Martin Griffiths, que deixou o cargo no final de junho por motivos de saúde.

O anúncio foi feito em um momento em que os esforços da ONU para atender às necessidades humanitárias em todo o mundo estão significativamente subfinanciados.

'A comunidade humanitária está subfinanciada, sobrecarregada e sob ataque. Precisamos redefinir o relacionamento entre o mundo e os mais necessitados. Podemos ser melhores vizinhos e ancestrais', postou Fletcher no X.

'Defenderei os humanitários, os valores humanitários e -- o mais importante -- as pessoas a quem devemos servir', disse.

Atualmente diretor do Hertford College, em Oxford, Fletcher foi embaixador britânico no Líbano de 2011 a 2015 e atuou como consultor de política externa e de desenvolvimento para três primeiros-ministros britânicos entre 2007 e 2011, informou a ONU em um comunicado.

Ele 'tem grande experiência na liderança e transformação de organizações e traz uma compreensão da diplomacia nos níveis mais altos', disse a ONU.

O porta-voz da ONU, Farhan Haq, disse que não sabia quando Fletcher assumiria o cargo.

A ONU fez um apelo por 49 bilhões de dólares em 2024 para ajudar 187,6 milhões de pessoas necessitadas em 73 países. Mas o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários, que Fletcher liderará, disse nesta quarta-feira que até agora só recebeu 16,21 bilhões de dólares.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.