Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

OpenAI diz que chinesa Zhipu AI está ganhando terreno em meio à investida de Pequim em IA

OpenAI diz que chinesa Zhipu AI está ganhando terreno em meio à investida de Pequim em IA

Reuters

25/06/2025

Placeholder - loading - Ilustração com logo da OpenAI  20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração com logo da OpenAI 20/05/2024 REUTERS/Dado Ruvic

(Reuters) - A OpenAI disse nesta quarta-feira que seus analistas observaram um progresso notável da start-up chinesa Zhipu AI na obtenção de contratos governamentais em várias regiões, sinalizando o crescente impulso da China na busca pela liderança global em IA.

A Zhipu AI, que conta com o apoio do Partido Comunista Chinês, tem como objetivo 'fixar sistemas e padrões chineses nos mercados emergentes antes que os rivais norte-americanos ou europeus o façam, ao mesmo tempo em que apresenta uma alternativa chinesa de IA 'responsável, transparente e pronta para auditoria'', disse a fabricante do ChatGPT em sua postagem.

A empresa fornece soluções de IA - incluindo infraestrutura soberana de modelo de linguagem ampla e hardware privado em parceria com a Huawei - para governos e empresas estatais na Malásia, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Quênia.

A iniciativa faz parte do esforço mais amplo da China para criar um ecossistema de IA autossuficiente e globalmente competitivo que rivalize com os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, reduza a dependência da tecnologia norte-americana.

A Zhipu AI, que não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, é apoiada por mais de US$1,4 bilhão em investimentos estatais e mantém fortes laços com o governo chinês e entidades estatais, de acordo com a OpenAI.

Em janeiro, a empresa foi incluída na lista de entidades de controle de exportação do Departamento de Comércio dos EUA, o que a impede de adquirir componentes dos EUA.

A Zhipu AI tem se posicionado entre as principais empresas de IA da China, ao lado da DeepSeek, Moonshot AI e Minimax, bem como das gigantes da tecnologia ByteDance e Alibaba .

(Reportagem de Kritika Lamba em Bengaluru)

((Tradução Redação Barcelona)) REUTERS MS

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.