OpenAI planeja reduzir participação da Microsoft na receita após reestruturação, diz The Information
OpenAI planeja reduzir participação da Microsoft na receita após reestruturação, diz The Information
Reuters
07/05/2025
(Reuters) - A OpenAI informou aos investidores que vai compartilhar uma fração menor da receita com a Microsoft, sua principal financiadora, à medida que avança em sua reestruturação, informou o The Information na terça-feira.
A fabricante de ChatGPT reduziu um plano de reestruturação significativo, com sua matriz sem fins lucrativos mantendo o controle, em um movimento que provavelmente limitará o poder do CEO Sam Altman sobre a empresa.
Em projeções financeiras compartilhadas com investidores, a OpenAI disse que a porcentagem de receita compartilhada com a Microsoft cairia ao menos pela metade até o final desta década, segundo a reportagem.
Em um acordo existente, a OpenAI concordou em compartilhar 20% de sua receita com a Microsoft até 2030, disse o Information.
A OpenAI disse a alguns investidores atuais e em potencial que deve compartilhar apenas 10% da receita com parceiros comerciais, incluindo a Microsoft, até 2030, disse a reportagem, citando documentos privados, acrescentando que a Microsoft quer ter acesso à tecnologia da OpenAI além de 2030.
Em janeiro, a Microsoft alterou alguns termos importantes de um acordo com a OpenAI após sua joint venture com a Oracle e o SoftBank Group do Japão para construir até US$500 bilhões em novos centros de dados de inteligência artificial nos Estados Unidos.
A Microsoft disse que tem 'acordos de compartilhamento de receita que fluem em ambos os sentidos' com a OpenAI, com os principais elementos da parceria permanecendo em vigor durante a vigência do contrato até 2030.
'Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com a Microsoft e esperamos finalizar os detalhes dessa recapitalização em um futuro próximo', disse um porta-voz da OpenAI ao The Information.
A Microsoft preferiu não comentar a reportagem, enquanto a OpenAI não respondeu imediatamente a uma solicitação da Reuters para comentar o assunto fora do horário comercial.
(Reportagem de Harshita Meenaktshi em Bengaluru)
Reuters