Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Operações de imigração visam supostos membros de gangues venezuelanas no Colorado

Operações de imigração visam supostos membros de gangues venezuelanas no Colorado

Reuters

05/02/2025

Placeholder - loading - Agentes federais conduzem batidas no complexo de apartamentos Cedar Run em Denver, Colorado, EUA 05/02/2025 REUTERS/Kevin Mohatt
Agentes federais conduzem batidas no complexo de apartamentos Cedar Run em Denver, Colorado, EUA 05/02/2025 REUTERS/Kevin Mohatt

Por Brad Brooks

(Reuters) - Policiais de diversas agências federais dos Estados Unidos fizeram uma operação atrás de supostos membros da gangue de rua venezuelana Tren de Aragua nesta quarta-feira em Aurora, cidade do Colorado com uma grande população imigrante, onde o presidente Donald Trump expôs suas políticas de imigração durante a campanha.

O escritório de campo de Denver do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) disse nas redes sociais que colocou em prática uma parceria com o FBI, a Agência de Repressão às Drogas, o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos e o Serviço de Marshals dos EUA para localizar e deter mais de 100 membros da Tren de Aragua, uma gangue venezuelana com origens em prisões que se expandiu pelas Américas.

O ICE não disse quantas pessoas foram presas até o meio-dia.

Alguns moradores dizem que a Tren de Aragua se infiltrou em Aurora, cidade nos subúrbios de Denver. Autoridades locais consideraram falsas e incendiárias as afirmações sobre o alcance e as atividades do Tren de Aragua em Aurora.

Trump realizou um comício em Aurora poucas semanas antes da eleição de novembro, no qual expôs suas políticas de imigração e disse que lançaria uma 'Operação Aurora' nacional contra membros de gangues.

O republicano Trump assinou uma série de decretos para reprimir a imigração ilegal após assumir o cargo, no mês passado. Desde então, autoridades federais destacaram operações de imigração em todo o país como a primeira etapa do que Trump prometeu que seriam deportações em massa.

O prefeito de Denver, o democrata Mike Johnston, já se manifestou contra os planos de Trump para deportar imigrantes.

Johnston disse nesta quarta-feira em uma declaração por escrito que seu gabinete está ciente das operações de imigração e acrescentou que 'a polícia de Denver e as autoridades da cidade não estavam envolvidas nessas ações, nem recebemos aviso prévio'.

A Colorado Immigrant Rights Coalition, um grupo ativista, escreveu nas redes sociais que as operações desta quarta-feira ocorriam em complexos de apartamentos e sem que mandados fossem apresentados aos residentes.

'As famílias estão sendo impedidas de sair de suas casas -- até para levar seus filhos à escola', disse o grupo. 'Essa ação, que ocorre em Aurora, um ponto focal da retórica anti-imigrante de Trump, é uma tentativa direta de criminalizar as comunidades de imigrantes.'

(Reportagem de Brad Brooks no Colorado)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.