Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Órgão de aviação da ONU afirma que Rússia derrubou avião da Malásia, diz órgão de aviação

Órgão de aviação da ONU afirma que Rússia derrubou avião da Malásia, diz órgão de aviação

Reuters

12/05/2025

Placeholder - loading - Memorial às vítimas do acidente do avião MH17 da Malaysia Airlines em cerimônia que marca o 10º aniversário do acidente na região de Donetsk, Ucrânia controlada pela Rússia 17/07/2024 REUTERS/Alexande
Memorial às vítimas do acidente do avião MH17 da Malaysia Airlines em cerimônia que marca o 10º aniversário do acidente na região de Donetsk, Ucrânia controlada pela Rússia 17/07/2024 REUTERS/Alexande

OTTAWA (Reuters) - O conselho de aviação da ONU decidiu nesta segunda-feira que a Rússia foi responsável pela queda de um avião da Malásia sobre a Ucrânia em 2014, com a morte de 298 passageiros e tripulantes, disse o governo holandês.

Em um comunicado, o Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, em inglês) afirmou que vai considerar a forma de reparação necessária nas próximas semanas.

O voo MH17 da Malaysian Airlines partiu de Amsterdã com destino a Kuala Lumpur em 17 de julho de 2014 e foi abatido sobre o leste da Ucrânia enquanto ocorriam combates entre separatistas pró-russos e forças ucranianas.

Em novembro de 2022, juízes holandeses condenaram à revelia dois russos e um ucraniano por assassinato por causa de papel no ataque. Moscou chamou a decisão de 'escandalosa' e disse que não vai extraditar seus cidadãos.

A ICAO, com sede em Montreal, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O caso foi iniciado em 2022 pela Austrália e pela Holanda.

'A decisão é um passo importante para estabelecer a verdade e alcançar justiça e responsabilidade para todas as vítimas do voo MH17 e suas famílias e entes queridos', disse o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Caspar Veldkamp, em um comunicado.

'Essa decisão também envia uma mensagem clara à comunidade internacional: os Estados não podem violar o direito internacional impunemente.'

A Holanda e a Austrália querem que o Conselho da ICAO ordene que a Rússia entre em negociações sobre reparações, acrescentou.

A ICAO não tem poder regulatório, mas tem poder de persuasão moral e estabelece padrões globais de aviação adotados de forma esmagadora por seus 193 estados-membros.

(Reportagem de David Ljunggren)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.