Órgão de planejamento da China apresenta medidas para estimular investimento privado
Publicada em
PEQUIM (Reuters) - O órgão de planejamento estatal da China divulgou nesta segunda-feira medidas que buscam promover, incentivar e estimular o investimento privado em alguns setores de infraestrutura e disse que fortalecerá o apoio financeiro a projetos privados.
O anúncio mais recente ocorre após a China prometer na semana passada melhorar o setor privado, divulgando diretrizes do Partido Comunista e do gabinete, enquanto as autoridades prometem torná-lo 'maior, melhor e mais forte' em meio à recuperação econômica pós-pandemia.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse em comunicado que busca atrair mais capital privado para participar na construção de grandes projetos nacionais.
A comissão disse que uma lista de setores que vão desde transporte, água, energia limpa, nova infraestrutura até manufatura avançada e agricultura moderna estará disponível para a participação de investidores privados, de acordo com o comunicado. Detalhes mais específicos sobre isso serão fornecidos posteriormente, acrescentou.
Nas últimas semanas, os investidores apostaram em mais medidas de estímulo para sustentar uma economia que começou a perder força rapidamente após o salto inicial pós-Covid. No entanto, as medidas fragmentadas anunciadas pelas autoridades têm desapontado os mercados.
Nas diretrizes divulgadas na semana passada, a China disse que criará um sistema para deixar claras as áreas nas quais os investidores privados podem investir.
'A importância de melhorar o investimento privado deve ser totalmente reconhecida' e a comissão se esforçará para manter a proporção de investimento privado em ativos fixos entre todos os investimentos em um 'nível razoável', disse o comunicado.
A comissão também se comprometeu a fortalecer o apoio financeiro a projetos de investimento privado.
(Por Ellen Zhang e Bernard Orr)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO