Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Os 10 compositores preferidos de David Bowie

Conheças alguns artistas que influenciaram a carreira do Camaleão do Rock

Fabian Noda

02/11/2023

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

Em 2015, a revista Rolling Stone elegeu David Bowie como um dos maiores compositores de todos os tempos. Mas você sabe quais foram as suas principais inspirações e influências musicais? Ou melhor dizendo, quem foram os ídolos da música que o impulsionaram a se tornar um? Bom, para responder a essa pergunta, nós compilamos uma lista com os 10 compositores preferidos do astro do rock, de acordo com a revista Far Out. Confira:

David Bowie é indiscutivelmente um dos artistas mais originais e autênticos da história da indústria musical. Mas como dizia Antoine Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”. E neste sentido, até mesmo a personalidade única, fluída e singular do Camaleão do Rock precisou buscar inspiração em outros compositores para moldar a sua forma de enxergar, compor e produzir a sua discografia.

Bob Dylan, por exemplo, artista condecorado com o maior compositor de todos os tempos pela Rolling Stone, foi homanegeado em uma das faixas do quarto álbum de estúdio do cantor - "Hunky Dory”, em 1971.

Com a canção “Song For Bob Dylan”, Bowie referenciou o seu ídolo pelo seu nome de batismo, com o verso “Hey Robert Zimmerman, eu escrevi uma música para você”, para introduzir uma série de elogios à sua voz e a sua perspicácia musical.

Com a música, o jovem camaleão do rock descreveu a voz de Dylan como “areia e cola”, para enfatizar a sua voz nasal e áspera, capaz de transmitir e eternizar mensagens significativas para o mundo. Além disso, o termo, usado anteriormente por Joyce Carol Oates, atuou como um instrumento para homenagear a capacidade de ser amado e ouvido do compositor de “Like a Rolling Stone”.

Sobre a sua relação pessoal com Dylan, no entanto, David Bowie comentou nutrir uma profunda admiração, considerada por ele, unilateral.

“Eu apenas falei com ele por horas e horas e horas, e se eu o diverti, o assustei ou o repulsei, eu realmente não sei. Não esperei por nenhuma resposta. Eu simplesmente continuei falando sobre tudo”.

Mas Dylan não foi o único que atraiu a admiração de Bowie, embora pouquíssimos artistas tenham, de fato, influenciado a sua produção fonográfica. Sobre a faixa “Kingdom Come”, uma colaboração com Tom Verlaine, por exemplo, ele comentou:

“Acho que ele é um dos melhores novos compositores de Nova York. Ele é realmente incrível. Acho que ele tem… gostaria que ele tivesse um público muito maior. Tenho certeza que ele terá um público muito maior em breve”.

Sobre Frank Black, vocalista, guitarrista e compositor dos Pixies - banda de rock alternativo dos Estados Unidos, Bowie rasgou elogios para evidenciar o dinamismo dos seus versos.

“As permutações que ele criou dentro dos diferentes assuntos que tratou eram tão inusitadas que me chamaram a atenção imediatamente. […] É feito sem esforço e com muita diversão e entusiasmo; há um grande senso de humor subjacente a tudo que faz”.


Lou Reed, por sua vez, compositor da The Velvet Underground e talvez a maior influência para o apogeu do alien Ziggy Stardust, uma das personas mais marcantes da carreira do nosso homenageado, foi uma das figuras mais marcantes para a sua trajetória.

Com um raio pintado em seu rosto, David Bowie performou covers deI’m Waiting for the Man’ e ‘White Light/White Heat’ , além de ter escrito a canção “Queen Bitch”, como um tributo ao estilo de composição e à visão de mundo de Lou Reed.

Além disso, durante o seu último show como o famigerado Ziggy Stardust, Bowie reverenciou Reed como o “maior e mais importante compositor underground [na época] trabalhando na cena”, destacando mais uma vez toda a sua admiração pelo guitarrista.

Imagem de conteúdo da notícia "Os 10 compositores preferidos de David Bowie" #1
Toque para aumentar

E as inspirações continuam com nomes como Scott Walker, Robert Wyatt, Little Richard, Tucker Zimmerman, David Byrne e, fundamentalmente, John Lennon. Sobre o compositor e o seu membro preferido dos Beatles, a maior banda de todos

tempos, Bowie enfatizou:

“Ele [Lennon] foi provavelmente um dos homens mais brilhantes, perspicazes e sinceramente socialistas que já conheci na minha vida. Socialista na sua verdadeira definição, não num sentido político fabricado, um verdadeiro humanista, e tinha um sentido de humor realmente rancoroso que, claro, sendo inglês, eu adorei.”


Ainda, durante a sua introdução à Berklee College of Music, ele continuou:

“É impossível para mim falar sobre música popular sem mencionar provavelmente meu maior mentor, John Lennon”, disse ele. “Acho que ele definiu para mim, de qualquer forma, como alguém poderia torcer e virar o tecido do pop e impregná-lo com elementos de outras formas de arte, muitas vezes produzindo algo extremamente bonito, muito poderoso e imbuído de estranheza.”

Veja também:

ESPECIAL HALLOWEEN: CONFIRA AS MELHORES FANTASIAS DA INDÚSTRIA MUSICAL

MILEY CYRUS REVELA QUE GOSTARIA DE FAZER COLABORAÇÃO COM BILLIE EILISH




Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.