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Os Maiores Duetos Românticos dos Anos 70 e 80

Relembre os sucessos internacionais dos anos 70 e 80 com a nossa lista de alguns dos melhores duetos desta época

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As décadas de 70 e 80 foram espetaculares na música internacional em geral, mas no que diz respeito aos duetos, podemos chamá-las de anos de ouro. Até hoje, esses duetos são extremamente relevantes e, em homenagem à semana do Dia dos Namorados, decidimos fazer uma seleção de alguns grandes duetos da época. De músicas que falam sobre estar perdidamente apaixonado, sobre se abrir para o amor depois de sofrer uma decepção amorosa e de reencontrar uma pessoa do passado, confira a lista a seguir:

Don’t Go Breaking My Heart – Elton John & Kiki Dee (1976)

Impossível pensar em dueto e deixar esse clássico de lado. A música foi composta por Elton John e seu parceiro de longa data Bernie Taupin, que queriam criar uma música no estilo dos duetos Motown da década de 1960, inspirados por parcerias como Marvin Gaye e Tammi Terrell.

Elton John convidou Kiki Dee, uma cantora britânica que já havia trabalhado com ele anteriormente, para gravar a música com ele. A cantora já possuía uma carreira sólida no Reino Unido, mas "Don't Go Breaking My Heart" seria o maior sucesso de sua carreira. A música rapidamente alcançou o topo das paradas no Reino Unido e nos Estados Unidos, tornando-se o primeiro single número um de Elton John no Reino Unido. Nos EUA, também foi um grande sucesso, liderando a parada da Billboard Hot 100 por quatro semanas consecutivas. Além disso, a música chegou ao topo das paradas em vários outros países ao redor do mundo.

The Closer I Get To You — Roberta Flack e Donny Hathaway (1978)

A música foi escrita por Reggie Lucas e James Mtume, dois músicos e produtores que trabalhavam com Roberta Flack na época. Originalmente, a canção não foi concebida como um dueto, mas Roberta Flack decidiu que a música seria mais poderosa se cantada junto com Donny Hathaway, um cantor e pianista de enorme talento com quem ela já havia colaborado anteriormente.

A combinação das vozes suaves e emotivas de Flack e Hathaway criou uma atmosfera romântica e envolvente, capturando perfeitamente a essência da canção. A produção da faixa foi realizada por Joe Ferla, que ajudou a criar um arranjo delicado e sofisticado.

"The Closer I Get to You" foi lançada como single e, rapidamente, subiu nas paradas, alcançando o segundo lugar na Billboard Hot 100 e o primeiro lugar na parada R & B da Billboard. A canção foi regravada por vários artistas ao longo dos anos e continua a ser uma escolha popular para casamentos e celebrações românticas. Muitas baladas românticas que vieram depois dela beberam de sua fonte.

Infelizmente, Donny Hathaway lutava contra problemas de saúde mental e faleceu tragicamente em 1979, apenas um ano após o lançamento de "The Closer I Get to You". A canção, portanto, também serve como um tributo ao seu talento incomparável e à sua contribuição para a música.

You Are The One That I Want — Olivia Newton-John e John Travolta (1978)

"You’re the One That I Want" é uma canção icônica escrita exclusivamente para o filme musical "Grease", lançado em 1978. Interpretada por John Travolta e Olivia Newton-John, a música se tornou um dos maiores sucessos do filme e é um clássico quando se pensa em dueto.

A gravação de "You’re the One That I Want" aconteceu em 1977. John Travolta, que interpretava Danny Zuko, e Olivia Newton-John, que interpretava Sandy Olsson, gravaram a música com entusiasmo, trazendo energia e química para a canção.

A música foi lançada como single em maio de 1978, antes do lançamento do filme. "You’re the One That I Want" rapidamente se tornou um sucesso massivo, alcançando o primeiro lugar nas paradas de vários países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e muitos outros. A canção vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos.

Hoje, ela é uma presença constante em festas, karaokês e celebrações, mantendo seu apelo atemporal.

Reunited – Peaches & Herb (1978)

A música foi escrita por Dino Fekaris e Freddie Perren, dois compositores e produtores talentosos que já haviam trabalhado com diversos artistas de sucesso. Fekaris e Perren buscaram criar uma canção que capturasse a alegria e a emoção de um casal que se reencontra após uma separação.

Os cantores Herb Fame e Linda Greene (Peaches) foram os responsáveis por criar uma sintonia vocal tão profunda que suas vozes praticamente derretem uma na outra na canção. Com uma produção sofisticada, arranjos orquestrais e uma melodia impecável, a música rapidamente subiu nas paradas, alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e na Billboard R&B Chart. O sucesso do single ajudou a promover o álbum, que também foi bem recebido pelo público e pela crítica.

Endless Love – Diana Ross & Lionel Richie (1981)

Essa parceria atemporal é absolutamente indispensável a todos que viveram a época. Diana Ross e Lionel Richie. A balada romântica foi lançada em 1981, escrita por Lionel Richie e interpretada por ele e Diana Ross, e chegou ao topo da Billboard no ano de lançamento, além de ter ganhado o prêmio Grammy de Gravação do Ano.

A música foi escrita por Lionel Richie a pedido do diretor Franco Zeffirelli para o filme "Endless Love" (1981), estrelado por Brooke Shields e Martin Hewitt. Richie foi abordado para compor a música-tema do filme, e ele imediatamente pensou em Diana Ross como a parceira ideal para o dueto.

"Endless Love" foi lançada como single em agosto de 1981. A música rapidamente se tornou um sucesso massivo, alcançando o topo das paradas nos Estados Unidos, onde permaneceu na posição número um da Billboard Hot 100 por nove semanas consecutivas.

We’ve Got Tonight - Kenny Rogers e Sheena Easton (1983)

Esse dueto memorável é perfeito para se ouvir junto de quem se ama, seja dançando, seja apenas com o intuito de ser plano de fundo para um momento especial. Apesar de ter sido escrito por Bob Seger e lançado originalmente em 1978 como parte de seu álbum "Stranger in Town", foram Kenny Rogers e Sheena Easton que a levaram a outra dimensão.

Rogers era um dos artistas country mais populares da época, e acreditava que a emoção e a mensagem da música seriam amplificadas com a adição de uma voz feminina. Sheena Easton, uma cantora escocesa conhecida por sua versatilidade musical e sucessos como "Morning Train (9 to 5)" e "For Your Eyes Only", foi escolhida para ser sua parceira no dueto.

"We've Got Tonight" foi lançada como single em 1983, alcançando grande sucesso tanto nas paradas country quanto nas paradas pop. A música chegou ao número seis na Billboard Hot 100 e ao número um na Billboard Country Singles Chart. O sucesso do single ajudou a promover o álbum de Rogers "We've Got Tonight", que também foi bem recebido.

Islands in the Stream – Kenny Rogers e Dolly Parton (1983)

A canção emblemática foi escrita pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, membros dos Bee Gees. Originalmente, a música foi composta para ser um R & B e seria cantada por Marvin Gaye, mas depois foi adaptada para o estilo country-pop, ideal para Kenny Rogers.

Durante a gravação da música, Rogers sentiu que algo estava faltando. Barry Gibb sugeriu então que adicionassem uma voz feminina para transformá-la em um dueto. Kenny Rogers imediatamente pensou em Dolly Parton, que coincidentemente estava no mesmo estúdio naquele dia. Ela foi convidada a participar e aceitou na hora. A colaboração entre Rogers e Parton aconteceu de forma natural e espontânea, resultando em uma química vocal inigualável.

A música rapidamente se tornou um sucesso mundial, alcançando o primeiro lugar na parada Billboard Hot 100 dos EUA e liderando as paradas country e adult contemporary. Também teve grande sucesso internacional, alcançando o topo das paradas em vários países.

"The Next Time I Fall" - Peter Cetera e Amy Grant (1986)

A música foi escrita por Bobby Caldwell e Paul Gordon. Bobby Caldwell, conhecido por seu hit "What You Won't Do for Love", e Paul Gordon, um talentoso compositor e músico, criaram uma canção que fala sobre o otimismo e a esperança no amor após uma decepção amorosa.

Peter Cetera, ex-vocalista da banda Chicago, estava em busca de material para seu segundo álbum solo, "Solitude/Solitaire", após ter deixado a banda. A escolha de Amy Grant como sua parceira de dueto foi inspirada. Amy Grant, uma renomada cantora de música cristã e pop, estava começando a fazer a transição para o mercado pop secular. A colaboração ofereceu uma plataforma para ambos os artistas atingirem um público mais amplo.

"The Next Time I Fall" foi lançada como single em setembro de 1986 e incluída no álbum "Solitude/Solitaire" de Peter Cetera. A canção rapidamente subiu nas paradas, alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos em dezembro de 1986. O sucesso do single ajudou a promover o álbum de Cetera, que também foi bem recebido.

Inclusive, a canção recebeu uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Performance Pop por uma dupla ou grupo com vocais.

I Just Can’t Stop Loving You – Michael Jackson e Siedah Garrett (1987)

A música foi composta por Michael Jackson e produzida por Quincy Jones. Originalmente, Jackson queria que a canção fosse um dueto com Barbra Streisand ou Whitney Houston, mas ambas não estavam disponíveis na época. Quincy Jones então sugeriu Siedah Garrett, uma talentosa cantora e compositora que já havia colaborado com Jackson em outras canções, incluindo a coautoria de "Man in the Mirror".

"I Just Can't Stop Loving You" foi lançada como o primeiro single do álbum "Bad" em julho de 1987. A música rapidamente alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, tornando-se o primeiro de cinco singles do álbum a alcançar o número um na Billboard Hot 100. Também teve sucesso internacional, liderando as paradas em vários países, incluindo o Reino Unido, Canadá e Noruega.

A colaboração com Siedah Garrett não só produziu uma das baladas mais memoráveis da década de 1980, mas também estabeleceu uma parceria musical duradoura que resultou em outras colaborações de sucesso ao longo dos anos.

(I’ve Had) The Time of My Life – Bill Medley & Jennifer Warnes (1987)

A música foi escrita por Franke Previte, John DeNicola e Donald Markowitz. Franke Previte, ex-vocalista da banda Franke and the Knockouts, foi abordado para escrever algumas músicas para um filme independente de baixo orçamento chamado "Dirty Dancing". Previte inicialmente hesitou, mas acabou aceitando a proposta e, junto com seus colaboradores, criou "(I've Had) The Time of My Life".

A escolha dos intérpretes para a canção foi um processo cuidadoso. Os produtores do filme queriam uma voz masculina e uma feminina que transmitissem a emoção e a química necessária para a cena final do filme. Bill Medley, conhecido por seu trabalho com The Righteous Brothers, foi escolhido para a voz masculina. Para a voz feminina, Jennifer Warnes, uma cantora com uma carreira de sucesso, foi convidada a participar. Medley inicialmente recusou devido ao nascimento iminente de seu filho, mas acabou aceitando após uma insistência dos produtores.

A música foi lançada como single em 1987, coincidindo com o lançamento do filme "Dirty Dancing". A canção rapidamente se tornou um sucesso massivo, alcançando o primeiro lugar na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos. Além disso, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original, o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e o Grammy de Melhor Performance Pop por uma Dupla ou Grupo com Vocais.


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