Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lutando contra pneumonia, papa Francisco exibe “leve melhora”, diz Vaticano

Placeholder - loading - Hospital Gemelli, onde o papa Francisco está hospitalizado 19/02/2025 REUTERS/Yara Nardi
Hospital Gemelli, onde o papa Francisco está hospitalizado 19/02/2025 REUTERS/Yara Nardi

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco, combatendo uma dupla pneumonia no hospital, está em condição estável e exibiu “uma leve melhora” em resultados de testes de sangue recentes, disse o Vaticano nesta quarta-feira.

O pontífice de 88 anos está passando por tratamento no hospital Gemelli, de Roma, onde foi internado em 14 de fevereiro, após sofrer com dificuldades respiratórias durante vários dias.

“As condições clínicas do Santo Padre são estáveis”, disse um comunicado breve do Vaticano. “Os testes de sangue... mostram uma leve melhora, especialmente nos marcadores inflamatórios.”

Pneumonia dupla é uma infecção séria que pode inflamar e causar cicatrizes nos dois pulmões, dificultando a respiração.

O Vaticano havia dito que o papa teve uma infecção polimicrobiana, que ocorre quando dois ou mais micro-organismos estão envolvidos, acrescentando que ele ficaria no hospital por quanto tempo fosse necessário para lidar com uma “situação clínica complexa”.

Mais cedo nesta quarta, Francisco recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que afirmou que ele estava “alerta e responsivo” e fez piadas com ela.

“Ele não perdeu o seu proverbial senso de humor”, afirmou Meloni, a primeira pessoa da qual se tem conhecimento de ter visitado o papa no hospital.

Uma autoridade do Vaticano, que não deseja ser identificada porque não tinha autorização de falar sobre a condição do papa, havia dito nesta quarta-feira que Francisco não estava ligado a um ventilador e respirava sozinho.

Segundo a autoridade, o papa tem conseguido sair da cama e sentar em uma poltrona no seu quarto de hospital e continuava trabalhando um pouco.

Mensagens de apoio para Francisco vieram do mundo inteiro, segundo o veículo de imprensa oficial do Vaticano. Peregrinos no Vaticano, cuja audiência semanal com o papa foi cancelada, expressaram esperança pela sua recuperação.

“Vamos rezar por ele para que ele possa se recuperar o mais rápido possível”, disse Gianfranco Rizzo, um peregrino de Bari, na Itália.

O papa tem sofrido com a saúde nos últimos anos, inclusive com crises regulares de gripe. Ele é especialmente propenso a infecções pulmonares porque, quando era jovem, desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.

Todos os compromissos públicos do papa foram cancelados até o próximo domingo e ele não tem mais eventos oficiais no calendário que o Vaticano publicou.

(Reportagem adicional de Gabriele Pileri e Alvise Armellini)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.