Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco está melhorando e trabalhando no hospital, diz Vaticano

Placeholder - loading - Papa Francisco no Vaticano  16/3/2024   REUTERS/Ciro De Luca
Papa Francisco no Vaticano 16/3/2024 REUTERS/Ciro De Luca

Publicada em  

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco está apresentando melhora e fazendo alguns trabalhos, disse o Vaticano nesta sexta-feira, quando o pontífice de 88 anos passa seu oitavo dia no hospital lutando contra pneumonia.

Francisco está sendo tratado no hospital Gemelli, em Roma, onde foi internado em 14 de fevereiro, depois de enfrentar dificuldades respiratórias por vários dias.

A pneumonia dupla é uma infecção grave que pode inflamar e causar cicatrizes em ambos os pulmões, dificultando a respiração.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou em uma breve atualização na sexta-feira que Francisco dormiu bem durante a noite e que tomou café da manhã.

Uma autoridade do Vaticano, que não quis ser identificada por não estar autorizada a falar sobre a condição do papa, disse que Francisco está respirando por conta própria, sem a ajuda de máquina.

O papa consegue se movimentar pelo quarto do hospital, estava atendendo a algumas ligações telefônicas e continuava a fazer alguns trabalhos burocráticos, declarou a autoridade.

Seus comentários foram feitos depois que o Vaticano disse na noite de quinta-feira que a condição do papa estava 'melhorando ligeiramente' pelo segundo dia consecutivo.

O Vaticano também informou que os parâmetros hemodinâmicos de Francisco, uma medida do funcionamento do sistema circulatório de seu corpo, estavam 'estáveis'.

Francisco, que é papa desde 2013, tem sofrido com problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é particularmente propenso a infecções pulmonares porque, quando jovem adulto, desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido.

Um cardeal católico aposentado sugeriu na quinta-feira que a saúde frágil de Francisco poderia levar o papa a renunciar como líder da Igreja Católica de 1,4 bilhão de membros, como fez seu falecido predecessor, o papa Bento 16.

Mas Francisco já descartou firmemente a possibilidade de renunciar no passado, chamando isso em 2024 apenas de uma 'hipótese distante'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.