Papa Francisco faz visita surpresa a prisão de Roma
Publicada em
Por Joshua McElwee
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco, que ainda está se recuperando de uma pneumonia dupla, fez uma visita surpresa nesta quinta-feira à Regina Coeli de Roma, uma das prisões mais superlotadas da Itália, para oferecer votos de felicidade aos detentos antes da Páscoa.
O pontífice de 88 anos, que gradualmente faz mais aparições públicas enquanto se recupera da maior crise de saúde em seus 12 anos de papado, fez uma breve incursão fora do Vaticano, já que a prisão fica a apenas cinco minutos de carro.
Francisco foi recebido com aplausos pelos guardas e funcionários da instalação quando os assistentes levaram sua cadeira de rodas para dentro, pouco depois das 15h (10h de Brasília).
Como em suas duas aparições públicas mais recentes, o papa estava respirando por conta própria, sem a ajuda de tubos de oxigênio.
Francisco permaneceu na prisão por cerca de meia hora. O Vaticano informou que ele se reuniu com um grupo de cerca de 70 detentos. 'Eu queria estar perto de vocês', disse ele, de acordo com o Vaticano. 'Eu rezo por vocês e por suas famílias.'
A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira a Quinta-feira Santa, o dia da Última Ceia de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte. É o primeiro de quatro dias de celebrações que levam à Páscoa, o feriado cristão mais importante, no domingo.
Francisco, papa desde 2013, tem visitado prisões durante todo o seu papado, muitas vezes na Quinta-feira Santa.
Regina Coeli, um antigo mosteiro do século 17 no bairro turístico de Trastevere, é principalmente uma prisão masculina. Atualmente, ela abriga cerca de 1.100 prisioneiros, quase o dobro de sua capacidade oficial de 628 detentos, de acordo com o Ministério da Justiça italiano.
O papa visitou a prisão pela última vez em 2018.
Francisco quase morreu durante seu período internado de cinco semanas de pneumonia dupla. A equipe médica pediu que ele descanse por dois meses depois de deixar o hospital para permitir que seu corpo se recupere completamente.
Inicialmente, o papa permaneceu fora de vista depois de voltar para casa no Vaticano em 23 de março, mas agora tem feito várias aparições públicas breves.
Não se sabe o quanto o papa participará do calendário de celebrações do Vaticano que antecede a Páscoa.
Perguntado por jornalistas que se aproximaram de seu carro quando ele estava saindo da prisão sobre como ele celebraria a Páscoa este ano, Francisco sorriu e respondeu com uma voz suave: 'Como eu puder'.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO