Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Papa Francisco precisa reaprender a falar após terapia com oxigênio, diz cardeal

Placeholder - loading - Fiéis católicos participam de serviço de oração na Praça de São Pedro, no Vaticano 21/05/2025  March 21, 2025. REUTERS/Remo Casilli REFILE - QUALITY TEPEAT
Fiéis católicos participam de serviço de oração na Praça de São Pedro, no Vaticano 21/05/2025 March 21, 2025. REUTERS/Remo Casilli REFILE - QUALITY TEPEAT
Ver comentários

Publicada em  

ROMA (Reuters) - O papa Francisco está recuperando lentamente suas forças no hospital, mas precisa 'reaprender a falar' após o uso prolongado de oxigenoterapia de alto fluxo, disse o cardeal Víctor Manuel Fernández nesta sexta-feira.

O cardeal, que é o chefe do escritório doutrinário do Vaticano, rejeitou as especulações de que o pontífice se aposentaria e disse que ele estava voltando a ser o que era antes.

'O papa está indo muito bem, mas o oxigênio de alto fluxo seca tudo. Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral é a mesma de antes', disse Fernández em uma apresentação de um novo livro de Francisco sobre poesia.

O papa, de 88 anos, está hospitalizado há cinco semanas, sofrendo de uma pneumonia dupla, período durante o qual o Vaticano divulgou apenas um breve áudio de sua fala, em 6 de março, quando sua voz estava quebrada, sem fôlego e difícil de entender.

Em sua última atualização de saúde divulgada nesta sexta-feira, o Vaticano disse que a condição do papa permaneceu estável com 'pequenas melhorias na respiração e na mobilidade'.

O Vaticano confirmou que ele não vem usando ventilação mecânica para ajudar na respiração à noite desde segunda-feira, mas que recebia oxigênio por meio de uma pequena mangueira sob o nariz durante a maior parte do tempo.

Ainda não há informações oficiais sobre quando ele poderá voltar para casa, no Vaticano, e Fernández disse que não sabia se receberia alta a tempo para a Páscoa, que acontece em 20 de abril.

'Ele poderia voltar, mas os médicos querem ter 100% de certeza porque ele acredita que, com o pouco tempo que lhe resta, ele quer se dedicar inteiramente aos outros, não a si mesmo', disse Fernández.

Perguntado se ele achava que Francisco poderia renunciar, o cardeal disse: 'Eu realmente acho que não, não'.

Francisco teve vários problemas de saúde nos últimos dois anos e é propenso a infecções pulmonares porque teve pleurisia quando era jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.

(Reportagem de Crispian Balmer)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. papa francisco precisa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.