Papa Francisco rompeu com tradição ao escolher Santa Maria Maggiore para sepultamento
Papa Francisco rompeu com tradição ao escolher Santa Maria Maggiore para sepultamento
Reuters
22/04/2025
Por Giselda Vagnoni
ROMA (Reuters) - O papa Francisco, que visitou mais de 60 países durante seu papado, fará sua última viagem pela estrada da Cidade do Vaticano até o Esquilino, uma das sete colinas de Roma, onde ele queria ser enterrado em uma última ruptura com a tradição.
Francisco, cuja morte aos 88 anos foi anunciada pelo Vaticano na segunda-feira, sempre procurou dar um toque de humildade ao seu grande ofício. Nesse espírito, ele evitou grande parte da pompa tradicional do Vaticano e optou por ritos mais simples ao fazer planos para seu funeral e enterro.
O Vaticano informou que o funeral será realizado no sábado na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, onde a maioria de seus antecessores estão sepultados.
Mas seu local de descanso escolhido é a Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das quatro principais igrejas da cristandade em Roma.
Em seu testamento final, o papa Francisco pediu para ser enterrado 'na terra, simples, sem decoração especial' e com a inscrição apenas de seu nome papal em latim: Franciscus.
O último papa a ser enterrado fora do Vaticano foi Leão 13, que morreu em 1903.
Santa Maria Maggiore, a cerca de 4 km do Vaticano, era muito querida por Francisco devido à sua devoção a Maria, Mãe de Deus. Ele rezava lá antes de partir e voltar de cada viagem ao exterior.
'Sempre tive uma grande devoção a Santa Maria Maggiore, mesmo antes de me tornar papa', disse Francisco em seu livro de 2024 'El Sucesor' (O Sucessor), uma longa entrevista ao jornalista Javier Martínez-Brocal.
Francisco, nascido na Argentina, rezou na basílica no início de 14 de março de 2013, um dia depois de se tornar o primeiro papa latino-americano. Diz-se que o teto de folhas de ouro da igreja foi feito com um lote do precioso metal trazido do Novo Mundo pelo explorador Cristóvão Colombo.
Francisco retornou em momentos importantes de seu papado, orando pelo fim da pandemia do coronavírus em uma Roma fechada em 2020 e após suas cirurgias abdominais em 2021 e 2023.
Antes de chegar à entrada da capela, há uma estátua de Maria, Rainha da Paz, encomendada pelo papa Bento 15 em 1918 para pedir a Deus que acabasse com a Primeira Guerra Mundial. Em maio de 2022, Francisco liderou uma cerimônia internacional de oração pela paz na Ucrânia e em outros lugares devastados pela guerra.
Reuters