Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Parlamentares dos EUA pedem que governo restrinja exportação de biotecnologia a militares chineses

Parlamentares dos EUA pedem que governo restrinja exportação de biotecnologia a militares chineses

Reuters

10/01/2025

Placeholder - loading - Bandeiras dos Estados Unidos e da China 02/08/2022 REUTERS/Florence Lo/Ilustração
Bandeiras dos Estados Unidos e da China 02/08/2022 REUTERS/Florence Lo/Ilustração

WASHINGTON (Reuters) - Um grupo bipartidário de congressistas dos Estados Unidos pediu ao governo do presidente Joe Biden que considere a possibilidade de restringir a exportação de biotecnologia norte-americana para as forças armadas chinesas, citando preocupações de que Pequim a usará para criar patógenos ainda mais perigosos.

Em uma carta datada de quinta-feira e revelada em primeira mão pela Reuters, os parlamentares -- liderados pelo presidente da Comissão Seleta Republicana da China, John Moolenaar -- pediram à secretária de Comércio, Gina Raimondo, que estude a imposição de uma restrição de licenças para farmacêuticas dos EUA que trabalham com organizações médicas chinesas de propriedade militar.

A competição de biotecnologia entre EUA e China 'não terá apenas implicações para nossa segurança nacional e econômica, mas também para o futuro das assistências médicas e da segurança dos dados médicos norte-americanos', diz a carta, que também foi assinada pelo democrata Raja Krishnamoorthi, membro da mesma comissão, e pelo republicano Neal Dunn.

O Departamento de Comércio não respondeu a um pedido para que comentasse o tema, mas o mandato de Raimondo termina no fim deste mês. É improvável, portanto, que ela tenha tempo para impor novos controles.

O porta-voz da embaixada chinesa, Liu Pengyu, disse que as acusações 'estão cheias de especulações maldosas' sobre a China. Ele afirmou que Pequim 'é fortemente contra o desenvolvimento, posse ou uso de armas biológicas por qualquer país'.

(Reportagem de Alexandra Alper)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.