Parque Ibirapuera faz 70 anos
Cartão-postal de São Paulo recebe cerca de 18 milhões de visitantes por ano
Publicada em
O Parque Ibirapuera, um dos principais cartões-postais da cidade de São Paulo, completa 70 anos nesta quarta-feira (21). Concedida à iniciativa privada em 2019, a área de 1,5 milhão de metros quadrados é gerenciada pela Urbia. Inaugurado em 21 de agosto de 1954, como parte das comemorações do aniversário de 400 anos da capital paulista, o projeto foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Na época da colonização, o Parque Ibirapuera era uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. O nome provém do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por conta das características da região. A ideia de criar o parque surgiu na década de 1920, com o prefeito José Pires do Rio, inspirado no Bois de Boulogne de Paris, no Hyde Park de Londres e no Central Park de Nova Iorque. Manuel Lopes de Oliveira, o Manequinho Lopes, um apaixonado por plantas, iniciou o plantio de centenas de eucaliptos australianos para drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade.
O parque se consolidou como um espaço destinado ao lazer e à cultura e atualmente recebe cerca de 18 milhões de visitantes por ano. O Ibirapuera é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).
Escrito por Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO