Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Paul Carrack é o Artista da Semana!

Conheça mais sobre o “Homem da Voz de Ouro”

Nicole Leão

01/06/2020

Placeholder - loading - Paul - Photoshoot
Paul - Photoshoot

O cantor, compositor e multi-instrumentista, Paul Melvyn Carrack, nasceu na Inglaterra, em 1951 e já participou de muitas bandas famosas, entre elas estão a Ace, Roxy Music, Squeeze e Mike and the Mechanics. Além disso o cantor tem uma carreira solo bem consolidada e tudo começou com a banda de jazz Warm Dust, entre 1970 e 1972, na qual ele era tecladista.

Veja também: Mike + The Mechanics é o Artista da Semana!

Após o término da banda, Paul, o baixista e Terry “Tex”, fundaram o grupo Ace, e tiveram como single de estreia “How Long”, canção escrita por Carrack, que se tornou um sucesso em 1975, sendo o único hit deles que se desfizeram em 77. Depois desse acontecimento o músico trabalhou como tecladista da Roxy Music.

O primeiro álbum solo do cantor foi Nightbird, lançado em 1980, mas infelizmente não chegou a se tornar um sucesso comercial. No ano seguinte ele entrou para a banda Squeeze, a qual alcançou reconhecimento mundialmente após o lançamento do álbum East Side Story, que contava com Carrack como vocalista da música “Tempted”, mas ele deixou a banda em pouco tempo.

Logo depois o cantor lançou mais um álbum solo, Suburban Voodoo, durante essa época ele também trabalhou como músico de sessão para os The Smiths e The Pretenders. Em 85, o artista foi contatado por Mike Rutherford da banda Genesis, para se juntar ao seu novo projeto paralelo, Mike + The Mechanics. Carrack e Paul Young alternavam como vocalistas da banda, inicialmente, mas após o lançamento do hit “Silent Running (On Dangerous Ground)”, Carrack afirmou sua liderança.

Após o grande sucesso, o cantor restabeleceu sua carreira solo, lançando o álbum One Good Reason e o single “Don’t Shed a Tear”. Em 1989, chegou ao topo das paradas com o hit “The Living Years” e no mesmo ano, Paul gravou um dueto com Terri Nunn, “Romance”, que fez parte da trilha sonora do filme Sing.

Carrack chegou a formar a banda Spin 1ne 2wo, em 1993, com Tony Levin, Steve Ferrone, Phil Palmer e Rupert Hine, e lançaram um álbum homônimo, com covers de rock clássico. No mesmo ano ele voltou a integrar a banda Squeeze, o que permitiu o lançamento do álbum Some Fantastic Place e logo em seguida uma turnê.

O artista sempre manteve a carreira solo ativa, mesmo colaborando com mais de uma banda. Em 2003, ele realizou uma turnê com o Ringo Starr e sua banda All-Starr, tocando suas canções de sucesso. Nos anos seguintes, Paul não parou o trabalho duro, ele chegou a realizar uma turnê pela Alemanha, apoiada pelo artista canadense Brendan Croskerry, lançou o álbum A Different Hat e logo depois Good Feeling.

Recentemente o cantor foi tema de um documentário da BBC. Em 2019 o astro participou da turnê mundial Clapton’s Live in Concert, se apresentando pela primeira vez em Dresden, na Alemanha. Ficou curioso e quer saber mais sobre a vida do cantor? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista, clicando aqui!

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.