Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Pentágono diz que uso de armas norte-americanas pela Ucrânia não está limitado à região de Kharkiv

Pentágono diz que uso de armas norte-americanas pela Ucrânia não está limitado à região de Kharkiv

Reuters

20/06/2024

Placeholder - loading - Militares ucranianos em caminhonete perto da linha de frente, próximo da cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv 12/06/2024 REUTERS/Viacheslav Ratynskyi
Militares ucranianos em caminhonete perto da linha de frente, próximo da cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv 12/06/2024 REUTERS/Viacheslav Ratynskyi

WASHINGTON (Reuters) - A Ucrânia pode usar armas fornecidas pelos Estados Unidos para atingir forças russas que atacam tropas ucranianas em qualquer lugar da fronteira e na Rússia, e não apenas no território próximo à região de Kharkiv, disse o Pentágono nesta quinta-feira.

No mês passado, o presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou Kiev a lançar armas fornecidas pelos Estados Unidos contra alvos militares dentro da Rússia. Mas autoridades afirmaram naquele momento que a decisão de Biden valia apenas para alvos russos perto da fronteira com a Ucrânia, na região de Kharkiv.

O porta-voz do Pentágono, Major-general Patrick Ryder, disse que embora não tenha havido mudança de posição, o uso de armas pela Ucrânia contra tropas russas não se limita às proximidades de Kharkiv, no lado russo.

'A habilidade de responder quando for atacado é realmente o foco desta política. Já que vemos forças russas disparando através da fronteira, é a habilidade da Ucrânia de responder a essas forças terrestres usando munições fornecidas pelos EUA', afirmou.

Os comentários de Ryder ratificam falas do conselheiro de Segurança Nacional de Biden, Jake Sullivan, desta semana à PBS: 'Não é sobre geografia. É sobre senso comum. Se a Rússia está atacando ou prestes a atacar de seu território para dentro da Ucrânia, só faz sentido permitir que a Ucrânia responda contra as forças que estão disparando além da fronteira'.

(Reportagem de Idrees Ali)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.