Pesquisa do BCE aponta trajetória benigna da inflação em torno da meta
Pesquisa do BCE aponta trajetória benigna da inflação em torno da meta
Reuters
31/10/2025
FRANKFURT (Reuters) - A inflação da zona do euro permanecerá dentro ou perto da meta de 2% do Banco Central Europeu nos próximos anos e o crescimento deve se aproximar lentamente de seu potencial, mostrou uma pesquisa do BCE nesta sexta-feira.
O BCE deixou as taxas de juros inalteradas pela terceira reunião consecutiva na quinta-feira, argumentando que as perspectivas de inflação permanecem, de modo geral, inalteradas, com o aumento dos preços oscilando em torno da meta de 2% e provavelmente permanecendo próximo a esse nível nos próximos anos.
A Pesquisa de Analistas Profissionais do BCE, um dos principais insumos para as deliberações de política econômica, prevê que a inflação diminuirá para 1,8% no próximo ano e depois voltará para 2,0% em 2027, em linha com a projeção da pesquisa anterior, de três meses atrás, e 0,1 ponto percentual acima das estimativas do próprio BCE.
No prazo mais longo, definido como 2030, a pesquisa vê a inflação em 2,0%, inalterada em relação ao terceiro trimestre.
A inflação anual nos 20 países que compartilham o euro desacelerou para 2,1% em outubro, de 2,2% em setembro, em linha com as previsões dos economistas em uma pesquisa da Reuters.
De acordo com as projeções internas do próprio BCE, a inflação deve cair para 1,6% no início de 2026 e, em seguida, voltar lentamente para 2% em meados de 2027.
O crescimento econômico é estimado em 1,2% este ano, desacelerando para 1,1% em 2026, antes de subir para 1,4% em 2027 e ficar em torno de 1,3% no longo prazo. Todas as projeções para 2026 e anos seguintes permanecem inalteradas em relação aos três meses anteriores.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
Reuters

