Pesquisa italiana explica por que algumas pessoas lembram dos sonhos e outras não
Idade é um dos fatores que influencia recordação
Publicada em
Um estudo italiano publicado na Communications Psychology busca explicar por que algumas pessoas se lembram dos sonhos quando acordam e outras não.
Pesquisadores da Escola de Estudos Avançados de Lucca do IMT, em parceria com a Universidade de Camerino, na Itália, monitoraram o sono de 200 voluntários entre 2020 e 2024. Os participantes registraram o que recordavam dos sonhos durante 15 dias.
Os resultados indicam que a memória, nesse caso, pode ser influenciada pela idade e pelo ambiente, com taxas maiores entre os mais jovens e durante a primavera, na comparação com o inverno. Aqueles com uma atitude positiva em relação aos sonhos também se mostraram mais propensos a lembrar. A recordação ainda é mais frequente após períodos mais longos de sono leve.
“Nossas descobertas sugerem que a recordação dos sonhos não é apenas uma questão de acaso, mas um reflexo de como as atitudes pessoais, os traços cognitivos e a dinâmica do sono interagem”, disse o autor principal Giulio Bernardi em comunicado.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO